Como saber se a memória é compatível com a placa mãe?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Para saber se a sua placa-mãe é compatível com a memória de computador ou notebook que pretende comprar, basta visitar o site oficial da fabricante da placa e procurar pelo modelo que está instalado. Lá, as empresas disponibilizam uma lista com todos os tipos, tamanhos e frequências suportadas.

Então, embora seja possível, o uso de pentes de memória RAM com especificações e marcas diferentes, numa mesma máquina não é recomendável, principalmente se forem características muito distintas entre si. A melhor opção é usar pentes idênticos; se não for possível, busque pentes com características parecidas.

Abra o Gerenciador de Tarefas e vá para a guia Desempenho. Selecione a memória na coluna da esquerda e olhe no canto superior direito. Ele lhe dirá quanta RAM você tem e que tipo de RAM é. Na captura de tela abaixo, você pode ver que o sistema está rodando DDR3.

Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.

Vantagens de uma memória RAM 16GB
Isso limita a possibilidade de trabalhar com muitos programas abertos ao mesmo tempo; resumindo, o sistema com essas memórias pequenas costuma ser bem mais lento. Com 8GB de RAM, esse desempenho já fica bem mais satisfatório, e com 16GB fica melhor ainda.

A memória não é compatível com todas as placas-mãe
Não é possível combinar e corresponder a memória de acesso aleatório dinâmica síncrona, a DDR, DDR2, DDR3, DDR4 ou DDR5 na mesma placa-mãe pois elas não vão funcionar. Elas não podem ser nem mesmo encaixadas nos mesmos soquetes.

Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.

Logo, a principal diferença entre a ddr3 1333 e a 1600 fica por conta da frequência do clock e a intensidade do aquecimento, que contribuem para o desempenho do PC. Embora possa parecer, não é uma escolha tão simples, visto que a escolha da memória RAM deve ser baseada na compatibilidade do processador.

A solução para este problema é trocar o modelo da memória por uma compatível com a do PC. Não por acaso é comum encontrar à venda kits de RAM idênticas, que elimina a possibilidade de erro e permite usar o Dual Channel.

a) Reinicie o seu computador e pressione a tecla apropriada (geralmente Del, F2, F10 ou F12) para acessar a BIOS. b) Navegue até a seção relacionada à memória ou overclocking. Isso pode ser chamado de "OC Tweaker", "Advanced Memory Settings" ou algo semelhante.

Abra o menu “Iniciar” do Windows e digite na barra de pesquisa “cmd” Em seguida, digite ou cole o comando “wmic memorychip get speed” e aperte em “enter” Assim, você terá a frequência compatível com o seu modelo de notebook. Neste caso, a frequência da memória RAM é de 1333 mHz.

A diferença entre a DDR3 e a DDR4
Enquanto a primeira versão tem 240 pinos, a segunda conta com 288 pontos de contato. Mas, logicamente, isso não se limita ao visual das duas. A performance é o maior destaque. A DDR4 tem uma taxa de transferência superior, embora isso acabe refletindo na latência.

Posted on fevereiro 10, 2023 Como saber se a memória do PC e DDR3 ou DDR4? Verificar o tipo de RAM Abra o Gerenciador de Tarefas e vá para a guia Desempenho. Selecione a memória na coluna da esquerda e olhe no canto superior direito. Ele lhe dirá quanta RAM você tem e que tipo de RAM é.

A DDR3 está disponível com capacidades de 512 MB até 8 GB. Já a DDR4, de 4 GB a 16 GB. Em relação à frequência, a DDR3 trabalha com uma taxa de 800 a 2.400 MHz, enquanto que a DDR4 opera com valores de 2.133 até 4.266 MHz. É uma grande diferença, que permite mais transferências em um mesmo intervalo de tempo.