Como saber se a máquina de lavar e bivolt?

Perguntado por: ixavier . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para saber se um aparelho é bivolt ou não, é bem simples. Basta olhar na etiqueta de identificação do produto, ou conferir as informações presentes na embalagem do mesmo.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.

Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.

Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.

Uma outra maneira de identificar a tensão de uma tomada é através do voltímetro. Ele é um equipamento utilizado pelo técnico em eletricidade, o qual utiliza-o justamente para saber se a tomada é 110V ou 220V.

Cada aparelho eletrodoméstico tem, no manual e/ou em uma etiqueta aderida ao aparelho, a informação sobre sua potência elétrica (“wattagem”) além da tensão de alimentação (“voltagem”).

O jeito certo de checar a voltagem é com o uso de um voltímetro. A ferramenta dispõe de dois terminais, que são colocados na tomada. Depois, basta efetuar a leitura da voltagem.

Bivolt é a capacidade de um equipamento ser ligado a dois circuitos com voltagens diferentes – ou seja, 127V e 220V. Então, o que é um produto bivolt? Para essa pergunta, a mesma explicação: são eletrônicos de dupla voltagem, que contam com transformadores de voltagem em sua estrutura.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Graças a empresa Redfish Instruments foi lançado o aplicativo iDVM. Um aplicativo que é conectado a um multímetro via. Agora é possível medir a corrente de qualquer circuito elétrico, ou sua voltagem, usando um aparelho seguro e vendo os resultados direto no seu celular.

Tecnicamente não existe um critério para escolher entre uma e outra voltagem. O que você pode levar em conta é que a rede 110V é mais segura – levar um choque em uma tomada de 220V, por exemplo, tem o dobro de perigo.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado.

– Para quem está se mudando de um lugar com tensão de 127V para outro em 220V – ou vice-versa –, uma boa opção para não ter que trocar toda a fiação ou comprar novos aparelhos é usar transformadores. Eles convertem a tensão da tomada para aquela aceita pelo aparelho.

Vc pode mudar sim a tenção de tomadas 220 para 110 mais precisa verificar a distribuição no padrão de entrada se é bifásico, fase fase e neutro se caso nao tenha e so pedir o eletricista ligar o neutro no poste e se sua casa nao tiver fiação passada nas caixinhas so passar e transforma.

Esse valor de 127V é o valor eficaz de tensão, existe uma variação natural quando tentamos medir uma tensão da rede alternada, as concessionárias estipulam uma variação máxima entre 116V e 133V, todos equipamentos fabricados no Brasil testado e aprovados pelo Inmetro suportam essa variação de tensão.

1 – Encoste o dedo no contato da MEDIÇÃO DIRETA e a ponta metálica da chave teste no fio ou ponto de circuito que deseja medir; 2 – O símbolo de raio e o valor da tensão serão mostrados no display LCD; 3 – Dentre os números que irão aparecer, a última indicação será o valor aproximado de tensão medido.

Tomada vermelha: É uma versão utilizada para identificação de circuitos com tensão diferente, ou seja, para facilitar a diferenciação de circuitos. Comumente as pessoas usam as tomadas vermelhas para circuitos 220V, mas isto é apenas para diferenciar.

A principal diferença entre as duas voltagens mais comuns no mundo é a corrente de energia. Em 220V, uma corrente menor é necessária, podendo ter fios mais finos. Já a 110V, agora 127V, utiliza um fluxo maior de corrente. No fim, o consumo é medido em kilowatts hora.

Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.

Veja qual é a voltagem
Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

No Brasil, os dois padrões mais comuns são 110 V e 220 V. A maior parte do país utiliza a tensão menor, mas alguns estados empregam a versão de 220 V.