Como saber se a manga está estragada?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Se você cheirar a manga na região do caule e sentir um forte aroma amargo, é sinal de que ela já passou do ponto e está começando a estragar.

A principal causa da podridão interna que ocorre em mangas é a mosca-da-fruta ou bicho da fruta. Trata-se da espécie Anastrepha obliqua, a mais frequente em mangas, sobretudo em variedades tardias do que em precoces.

Se você costuma jogar a fruta fora quando identifica as manchas pretas, saiba que o fungo não causará nenhum mal para a sua saúde.

Haden - Frutos médios a grandes, 400 a 600g, cor amarelo-rosada; polpa sucosa, sem fibras, doce e de cor laranja-amarelada. Semente pequena. Além de vegetar muito, é considerada alternante e suscetível à antracnose e a seca da mangueira.

Durante o desenvolvimento do fruto, a cor da casca é caracteristicamente verde-oliva para a maioria das variedades. Com a maturação, o verde vai se tornando mais claro até ser substituído por uma cor amarela predominante.

6 dias

Para preservar o sabor da manga madura, guarde-as na geladeira. Você pode conservá-las por até 6 dias na geladeira, que deverá estar em uma temperatura próxima dos 4°C.

7 dias

No caso de levá-las picadas, cada uma merece um cuidado diferente: Melancia, abacaxi, melão, mamão e manga devem ser retiradas as cascas , picar e colocar em potes de vidro e levados em bolsas térmicas por até 3 horas ou conservar na geladeira por 5 a 7 dias.

"Por exemplo, uma manga ou um pêssego devem ser mantidos apenas em local fresco e arejado. Porém, se já estiverem maduros e a intenção é guardar por mais alguns dias, podem ser levados para a geladeira para durarem um pouco mais", explica.

As larvas desenvolvem-se dentro do fruto, alimentando-se dele até atingir o estágio em que podem sair desse ambiente. Essas larvas são compostas basicamente por proteínas. Mesmo assim, ingeri-las não é recomendável.

A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, ocorre em ramos, folhas, frutos e inflorescências. Os frutos podem apresentar manchas ou lesões escuras um pouco deprimidas por toda a sua superfície, desde o pedúnculo, e com aspecto úmido.

As infecções das mangas ocorreram com o depósito dos ovos da mosca-das-frutas no interior da fruta. Ao eclodirem, os ovos deram origem a pequenas larvas brancas que se alimentarem da polpa da fruta. As larvas ficam na parte interna da manga em média de 12 a 15 dias, até furarem a casca e caírem no solo.

Já, por outro lado, existem algumas restrições: quem tem gastrite pode comer manga, mas com muita parcimônia. Isso porque, assim como outras frutas cítricas, ela pode desencadear dor em quem sofre de gastrite ou úlcera.

Comer manga e banana à noite normalmente não faz mal, mas pode causar má digestão, azia e refluxo, se consumida em grande quantidade ou muito próximo da hora de dormir.

Não existe nenhum problema em consumir manga à noite. Justamente por ter bastante fibras é um alimento de fácil digestão, que não causa aquela sensação de estufamento ou piorar a qualidade do sono.

Apesar de ser bastante saudável, é importante consumir com moderação: o ideal é ingerir cerca de duas xícaras por dia, o que equivale a uma manga média. Por ser rica em fibras, não é recomendada para pessoas com quadros de diarreias severas.

A médica recomenda o consumo de 200 g de manga por dia. Isso equivale à metade de uma manga média.