Como saber se a mandioca cozida estragou?

Perguntado por: dribeiro9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A qualquer sinal de manchas escuras ou partes moles ou esbranquiçadas ao redor da casca, é melhor não levar já pode ser mandioca estragada ou pode estar passada.

Esse problema nada mais é do que uma defesa da planta, da raiz, para evitar perda da água. O azulamento começa a ocorrer nos vasos que levam a água do solo para as raízes da mandioca. Isso acontece com todas as variedades, com maior ou menor intensidade.

Se a raiz estiver cozida al dente você pode congelar depois de resfriar. A textura final não é ideal para consumir como salada, por exemplo. Mas, fica perfeita depois de frita ou assada com um fio de azeite.

A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses. Podem ficar no freezer por até três meses. Entre quatro e seis meses.

Como congelar a mandioca cozida
Coloque em pequenas porções dentro de sacos plásticos retirando o máximo possível de oxigênio. Em seguida, basta fazer o congelamento. A mandioca pode durar até 3 meses antes de ser consumida.

Apesar de se parecer muito com a mandioca comum, também chamada de aipim ou macaxeira, a mandioca brava não pode ser consumida frita ou cozida, devido à alta quantidade de toxina presente nela.

A mandioca-amarga ou brava possui alto teor de ácido cianídrico (quantidade de linamarina maior que 100 mg/kg), extremamente tóxico ao homem e aos animais. Quando a linamarina sofre a ação de enzimas externas ou existentes na própria raiz, surge o ácido cianídrico, com alto ou baixo grau de toxidade.

A mandioca amarela que existia naquela época produzia pouco e tinha baixa resistência a doenças e pragas”, disse. A diferença de cor entre os dois tipos, explicou, deve-se ao fato de que a variedade amarela é mais rica em carotenoides – substâncias antioxidantes que, no organismo humano, se transformam em vitamina A.

A mandioca possui dois glicosídeos cianogênicos: linamarina e lotaustralina, capazes de gerar ácido cianídrico (HCN) após uma reação de hidrólise.

Tanto a macaxeira quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhantes nas raízes. Esses dois tipos são bastante parecidos e não podem ser diferenciados a olho nu, precisando de uma análise laboratorial para quantificação do ácido cianídrico” diz.

Uma macaxeira amarela, macia e saborosa, a Aipim Manteiga não apresenta fibras, tem sabor adocicado e a textura da massa cozida é fina, características desejáveis para a produção de bolos, sequilhos, nhoques e purês.

Cuidado com o tempo de cozimento: a mandioca vai de firme a macia, quase amanteigada, mas se cozinhar demais, desmancha e vira sopa. Depois de cozida ela pode ser consumida pura ou ir além: pode ser então frita, virar arepa ou bobó.

três dias

Na geladeira, a sopa dura pouco — de dois a três dias. Ela deve ser levada ao equipamento o quanto antes para prevenir o surgimento de bactérias e outros micro-organismos.

Fica dura e vidrada, em vez de macia e cremosa. As razões para isto são pouco conhecidas, mas pesquisadores acreditam que uma das causas do fenômeno está ligado à redução do amido e aumento dos açúcares que podem ter sido provocados por alguma situação de estresse na planta.