Como saber se a mandíbula está fora do lugar?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Quais seus sintomas?

  1. dor extrema no local.
  2. dormência na face.
  3. desalinhamento dentário.
  4. dificuldade ao abrir e fechar a boca.
  5. dificuldade de falar.
  6. aumento da salivação.
  7. sangramentos na região da boca.

Mandíbula estalando ao abrir e fechar a boca pode ser sinal de disfunção na ATM (Disfunção Temporomandibular) Ouvir a mandíbula estalando ao bocejar, mastigar ou falar é indício de que algo não vai bem.

O dentista é o principal especialista indicado para avaliar e diagnosticar estalos na mandíbula ou maxilar, que muitas vezes são sinal de disfunção temporomandibular (DTM). Existem ainda dentistas especializados em DTM e dor orofacial, que podem realizar um tratamento mais individualizado.

Muita gente sente estalos no maxilar ao mastigar, mas por não vir acompanhados de dores, deixam pra lá e não dão a devida atenção. A verdade é que os dois casos, tanto de dores como estalos, são sinais de alguma disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM).

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Sentir o maxilar estalando é algo comum entre as pessoas, provavelmente, você já sentiu o seu estalar pelo menos uma vez na vida. Por mais que seja comum, não é normal, e por ser sintoma de sérios problemas deve ser observado com cuidado. Pois, esse sintoma pode estar atrelado a alguma disfunção na ATM.

Toda inflamação causa desconforto. Se uma inflamação na ATM não for tratada, causará perda da qualidade de vida do indivíduo, ou seja poderá ter dor ou diminuição na capacidade de alimentar-se, de falar, de bocejar etc. Além de poder agravar o problema. Procure um cirurgião dentista especialista.

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Como é a dor na mandíbula de infarto? A dor na mandíbula associada ao infarto é acompanhada por uma sensação de sufocamento que irradia do tórax para a região do pescoço. Ela também pode afetar o lado interno do braço esquerdo, ambos os lados da mandíbula e o maxilar.

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

A mandíbula travada normalmente é um sinal de disfunção temporomandibular (DTM), uma disfunção que afeta a articulação responsável pela ligação entre o maxilar e o osso temporal do crânio, chamada de ATM. A DTM é pouco conhecida, mas pode se manifestar em qualquer faixa etária.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

Características das dores da ATM
Mesmo que afete os tecidos que cobrem a articulação bem na frente do ouvido, você pode vir a sentir essa dor na área do rosto ao longo da cabeça, do pescoço, das têmporas, das bochechas, da mandíbula inferior e dos dentes.

Ranger ou apertar os dentes também pode aparecer em pessoas com distúrbios dos movimentos, como a doença de Parkinson, doenças neurológicas, psiquiátricas, respiratórias do sono ou, ainda, pelo uso de álcool, fumo, drogas, alguns tipos de medicamentos e de cafeína.

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

Há seis opções de tratamento possíveis:

  1. Aparelho ortodôntico. O aparelho ortodôntico alinha os dentes superiores e inferiores para corrigir o posicionamento da mordida. ...
  2. Expansor palatino. ...
  3. Aparelho de tração extrabucal. ...
  4. Extração de dentes. ...
  5. Restaurações dentárias. ...
  6. Cirurgia.

Mas o que causa os estalos na articulação temporomandibular? As causas dos estalos é ocasionada por uma sobrecarga na musculatura, que pode levar a esse deslocamento, provocada por uma função, compressão ou ranger dos dentes.

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

Pessoas que sofrem com Disfunção da ATM podem sentir fortes dores, desconforto e sensibilidade na articulação temporomandibular, no rosto, no pescoço e nos ombros.