Como saber se a luz foi ligada?

Perguntado por: vinfante . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para confirmar se existe ligação de consumo no imóvel, verifique qual é a empresa responsável pela distribuição do serviço no seu novo imóvel, que pode ser para fornecimento de água, gás ou energia elétrica.

De maneira geral, o proprietário deverá contatar as devidas concessionárias para estabelecer as ligações dos serviços de luz, gás, telefone e água. Para isso, é necessário apresentar alguns documentos básicos, como o endereço do imóvel, o nome completo, a carteira de identidade, o CPF e um telefone para contato.

Qual o prazo para o atendimento da ligação nova? 2 - O prazo para realização da vistoria e instalação dos equipamentos de medição, conforme artigo 91 da Resolução 1000/2021 ANEEL, é de 5 (cinco) dias úteis.

Após o pagamento da conta pendente, a concessionária de energia elétrica deverá religar a luz em até 24h (zona urbana) e 48h (em zona rural). Se durante a realização do corte o consumidor comprovar que pagou o débito, fica vedado o prosseguimento da operação.

Se você religar por conta própria a energia elétrica depois dela ser suspensa, pode ser preso e condenado por furto de energia e fraude nos medidores. Isso porque essas ações se enquadram nos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.

Após o atraso na conta, a empresa deve avisar o consumidor da inadimplência. Depois desse aviso, são contados 15 dias. A partir desse prazo, já pode ser feito o corte da luz. As distribuidoras de energia elétrica têm até 90 dias após o atraso para fazer o corte.

Multa: 2% ao mês.

Como a concessionária de energia detecta um furto de energia? A única forma de a concessionária desconfiar de fraude é por meio da redução do consumo de energia. Isso aciona um alerta do sistema, e a unidade consumidora entra em uma lista de clientes que passarão por uma fiscalização.

Para verificar a suspeita de furto na sua instalação realizada por um vizinho ou terceiros, indicamos contratar um eletricista particular e, caso seja apurado por ele que há furto de energia no local, orientamos a registrar a situação em uma delegacia mais próxima.

O prazo para religação de energia é de até 24 horas contados a partir do registro da solicitação ou quando da compensação do pagamento da conta pendente em nosso sistema (para registros efetuados em dias úteis, das 08h às 18hs).

O novo inquilino tem direito a religação da energia da unidade consumidora em 24 horas, apenas sendo necessário a apresentação do contrato de locação e do número da unidade consumidora.

SAIBA COMO SOLICITAR UMA LIGAÇÃO DE ENERGIA

  1. Central de Relacionamento: 116.
  2. Agência Virtual.
  3. Chat Online.
  4. Aplicativo Mobile (Android)
  5. Aplicativo Mobile (iOS)

A religação de energia acontece quando o serviço está suspenso por falta de pagamento da conta, por solicitação do cliente ou reparo no padrão de energia. Após a regularização, utilize os canais indicados nesta página e siga as orientações.

Quanto custa pedir luz a uma fornecedora de energia? Se já tem uma instalação elétrica, pedir luz é um processo gratuito.

Ao constatar atraso no pagamento da fatura, a empresa distribuidora pode cortar a energia, desde que haja uma notificação por escrito de no mínimo 15 dias.