Como saber se a linha foi clonada?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Alguns indícios de que seu celular foi clonado são: dificuldades para completar chamadas, quedas frequentes nas ligações, problemas para acessar a caixa postal e alto volume de chamadas recebidas de números desconhecidos.

Como tirar uma clonagem do celular?

  1. fazer reset de fábrica do seu smartphone;
  2. entrar em contato com sua operadora de celular e anotar protocolo de atendimento;
  3. trocar as senhas dos principais aplicativos que você usa;
  4. configurar login em duas etapas em sua conta Apple ou Google;
  5. pedir bloqueio da linha do aparelho;

Se você perceber situações estranhas em sua linha telefônica, como sinal cortando ou ligações com muito chiado, fique atento. Isso pode ser um sinal de que seu chip ou sua linha foram clonados.

*#21# Esse código secreto permite ver se você está com a função de encaminhamento de chamadas ativada. Com isso, sempre que alguém ligar para você, a chamada será encaminhada para outro número. Se aparecer "Inativo" é porque a função não está ativada pela operadora.

Alguns dos pontos mais comuns são:

  1. Bateria acabando muito rápido. Se a bateria do seu celular ainda está saudável, mas está acabando rápido, pode ser que o smartphone tenha sido hackeado. ...
  2. Dados móveis consumidos rapidamente. ...
  3. Aplicativos desconhecidos. ...
  4. Anúncios estranhos. ...
  5. Mensagens desconhecidas. ...
  6. Aquecimento além do normal.

Caso verifique os sinais de fraude, já mencionados neste texto, a primeira ação a ser feita é ligar ou acessar o canal de contato da sua operadora e solicitar o bloqueio da sua linha. Assim, não será possível continuar com o uso dela, o que vale para quem fez a clonagem, que perderá o acesso.

Como se proteger?

  1. Ter senhas fortes. Usar senhas fortes é fundamental para evitar muitos golpes, e no caso do SIM Swap não é diferente. ...
  2. Não utilizar o Facebook para login automático. ...
  3. Ative a verificação em duas ou múltiplas etapas. ...
  4. Ative os códigos PIN e PUK de seu chip.

Mas será mesmo que os hackers estão fazendo ligações do próprio celular das vítimas para clonar os seus telefones? A resposta é não! E, apesar de parecer algo muito possível, nós temos alguns fatos que provam que essa história não passa de um boato.

O golpe do SIM Swap, de forma simples, pode ser entendido como uma clonagem de número de telefone por meio da troca de SIM Card. Com isso, os fraudadores podem conseguir dados e credenciais da vítima, como informações da conta bancária, senha de acesso aos aplicativos etc.

Segundo o Procon-SP, os golpistas precisam de 10 segundos para clonar o telefone e depois roubar dados, contas, senhas e contatos do aparelho.

Na ligação ou na troca de mensagens, eles pedem o código de seis dígitos do WhatsApp. Se tiverem essa informação e a verificação em duas etapas não estiver ativada (veja como ativar ao fim da reportagem), os criminosos podem habilitar a conta em outro celular e começar a receber mensagens dos contatos da vítima.

Primeiro é necessário verificar o IMEI do celular. Basta abrir o discador do telefone e entrar com a numeração *#06#. O TechTudo tem tutoriais que ensinam em detalhes a fazer o procedimento no Android e no iPhone.

Como eu sei se meu celular está grampeado? O aparelho fica quente ou a bateria acaba muito rápido. O celular descarregará e aquecerá quando infectado por spyware que monitora constantemente as chamadas e a atividade telefônica, já que estará forçando o uso do processador.

Presentes tanto no iOS quanto no Android, esses dígitos também dão acesso a outros recursos do smartphone. Por meio da “discagem” do *#06#, por exemplo, é possível visualizar o IMEI do celular, ou pelo *#31#, verificar se seu número pode ser identificado por outros aparelhos por meio da famosa “bina”.

*#62# Já esse é um código para descobrir o destino das informações quando alguém não consegue entrar em contato com você. Acima de tudo, o certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora. Enviá-lo para caixa postal, portanto, é o melhor método.

Já o ##002# cancela todos os encaminhamentos configurados com a operadora.

"Um telefone hackeado pode estar fornecendo toda a sua potência de processamento a aplicações suspeitas do hacker. Isso pode fazer com que o seu telefone fique lento. Outros sinais podem ser congelamentos ou reinicializações inesperadas", observa a Kaspersky.

2. Atividades suspeitas

  1. Abra o WhatsApp em seu celular e toque sobre o ícone de três pontinhos, no Android, ou em Configurações, no iPhone;
  2. No menu que abrir, vá em Aparelhos conectados;
  3. Na tela que surgir, é possível conferir os aparelhos onde tem conexão ativa no WhatsApp Web.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações.

Você pode usar a versão gratuita do TeamViewer para Android ou um aplicativo chamado RemoDroid.
...
Google Play Store no Android que vai ser usado para controlar o outro e faça o seguinte:

  1. Toque na barra de pesquisa.
  2. Digite teamviewer .
  3. Toque em TeamViewer para controle remoto.
  4. Toque em INSTALAR.
  5. Toque em ACEITAR.

Por Tech Tudo

  1. Verifique as atividades da sua conta. A principal dica para descobrir se seu WhatsApp foi clonado é estar sempre de olho. ...
  2. Confira as sessões ativas. ...
  3. Atente-se a aplicativos espiões.