Como saber se a linguiça está estragada?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

superfície melada
Excesso de água e gordura na fórmula; Utilização de gordura com baixo ponto de fusão; Falha no cozimento.

A cor das linguiças é alterada com a aplicação da defumação, tornando-as mais escuras, além de atuar na conservação do produto e conferir novas características sensoriais.

Descongelamento. A carne deve ser descongelada com até 24 horas de antecedência, por isso, o ideal é retirá-la do congelador e transferi-la para o refrigerador. No dia seguinte, ela estará da maneira ideal para ser preparada.

Recomenda-se não descongelar e congelar novamente, embora seja possível com as peças descongeladas lentamente na geladeira. Inclusive, quando completamente descongeladas, as carnes podem ficar sob refrigeração por até 24 horas.

3. Embutidos. Carnes processadas, bem como presuntos, salsichas e outros produtos do gênero também são terríveis para a saúde depois da data de validade. Então, se estiverem vencidos, eles devem ser descartados mesmo quando estão conservados na geladeira.

Cada produto tem sua validade e o lugar certo para armazenamento (com ou sem refrigeração). A tradicional Linguiça Blumenau, por exemplo, deve ser consumida dentro de 30 dias e ficar em temperatura ambiente.

Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.

Tripa suína natural para linguiça
A regra geral dentro da charcutaria é que o mofo branco e liso é seguro, qualquer outra alteração de cor ou um mofo com filamentos/pêlos ou pegajoso deve ser removido e o ambiente todo deve ser limpo.

O vinagre é a solução universal para tirar o ranço
Para carne vermelha e cortes em geral, o vinagre é o mais indicado para eliminar os odores. Dessa maneira, deixe a carne de molho em uma solução com água e vinagre, com uma proporção maior de vinagre, por cerca de 1 hora ou mais.

Você saberá que as linguiças estão assadas corretamente quando o exterior estiver com um tom dourado uniforme. Corte uma delas para verificar se o interior está cozido e, caso contrário, retorne ao forno por mais 5 minutos antes de testar novamente.

Apenas o fato da carne estar mais escura enquanto congelada não traz riscos para o consumo, quando armazenada corretamente e dentro do prazo de validade.

Tomar carvão vegetal. O carvão vegetal é um remédio que atua promovendo a absorção das toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Assim, na intoxicação alimentar, o carvão ativado consegue absorver as toxinas produzidas pelo microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas.

Jamais fure as linguiças
Furar as linguiças faz com que se perca muito líquido e gordura, ficando seca, com a textura bem alterada e perdendo aquele sabor e suculência que nos faz salivar só de pensar nas linguiças bem preparadas.

Carnes — e nessa categoria podemos incluir os embutidos — precisam ser armazenadas em uma temperatura adequada, além de serem mantidas em um local limpo, seco e bem refrigerado. Isso porque o mau armazenamento não prejudica apenas o sabor e a textura do alimento, como pode ser um grande perigo para os consumidores.

Para as carnes, os cuidados são outros. Por terem muita água dentro das fibras, o ideal é não jogar no congelador depois que uma peça já foi descongelada, porque isso vai impactar diretamente nessas fibras.