Como saber se a língua está saudável?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Tiramos a dúvida com a profissional e ela responde. “Clinicamente, a língua saudável deve ser de coloração rosada e limpa”. A coloração da língua apresenta diferentes significados, podendo variar entre branca, rosa, vermelha e amarela. Ela precisa ser lisa, sem muitas bolinhas.

Conheça quais são elas!

  1. Aftas. As conhecidas aftas são um tipo de doença que pode ser presente tanto na língua quanto no restante da boca. ...
  2. Candidíase oral. ...
  3. Língua geográfica. ...
  4. Macroglossia. ...
  5. Câncer de língua. ...
  6. Pênfigo vulgar. ...
  7. Língua preta pilosa.

Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.

Procure a Odontocompany
A dormência na boca e na língua, por mais passageira que seja, é um problema bem desagradável. A parestesia costuma ser temporária e desaparecer sozinha dentro de alguns dias – e em alguns casos, até mesmo em meses. No entanto, o recomendado é fazer um acompanhamento com um cirurgião-dentista.

Iniciando o diagnóstico
É considerada a cor, forma, umidade e mobilidade lingual; assim como a cor e qualidade da saburra. A língua de compleição normal deve ser vermelha-clara, brilhosa, úmida, média, sem envelhecimento e com movimentos ágeis. A saburra deverá ser pouco espessa e de cor clara.

Rosado: indica uma condição saudável, onde a língua aparente uma cor mais viva e sem detritos na superfície. Vermelho: a cor vermelha, ou manchas vermelhas, podem indicar algum tipo de infecção ou desnutrição, especialmente anemia de vitamina B12 e B6 causada por má absorção ou ingestão insuficiente de alimentos.

Candidíase oral
A língua fica branca pela proliferação excessiva de fungos e é agravada pela falta de higiene bucal adequada. Além disso, pessoas com doenças autoimunes ou que fazem tratamentos com antibióticos também costumam apresentar esse sintoma.

Quais são os sintomas do câncer de língua?

  • Dor;
  • feridas que não cicatrizam;
  • mau hálito;
  • dormência na boca;
  • manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;
  • dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;
  • formação de um nódulo ou caroço na língua;
  • sangramento na língua ao morder ou mastigar.

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca.

Estomatologista

Estomatologista seria o profissional indicado.

Chamada de saburra lingual ou ainda de língua branca, essa camada, segundo a cirurgiã-dentista Luana Ravanini, é resultado do acúmulo de placa bacteriana e tem aspecto viscoso de coloração branco-amarelada.

A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Sintomas: – Caracteriza-se pelo aparecimento de placas cremosas e esbranquiçadas na língua, lábios, céu da boca, parte interna das bochechas e, às vezes, gengivas ou amígdalas. Podem surgir lesões avermelhadas como aftas.

Alterações de humor por estresse e ansiedade
Quando a ansiedade se torna uma condição patológica, mudanças corporais começam a aparecer. Esse cenário altera todo o sistema nervoso e por isso podem ocorrer episódios de formigamento na língua, acompanhados de perda de paladar e gosto ruim na boca.

Com a língua, não é preconceito julgar pela aparência. O padrão considerado normal e saudável diz que sua coloração deve ser rosada e a textura, mais homogênea.