Como saber se a ligação é iônica ou covalente?

Perguntado por: ezaganelli . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons.

As ligações iónicas formam-se devido à transferência de um eletrão de um átomo para outro. As ligações covalentes envolvem a partilha de eletrões entre dois átomos. As ligações metálicas são formadas pela atração entre iões metálicos e eletrões deslocalizados, ou "livres".

Alguns exemplos de ligações iônicas:

  • Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha)
  • Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio)
  • Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Substâncias iônicas são aquelas formadas por íons (cátions e ânions) ligados entre si por forças de natureza elétrica. Substâncias moleculares ou covalentes são formadas a partir do compartilhamento de elétrons entre os átomos dos elementos que estão se ligando.

Exemplos de Ligações Covalentes

  • A água = H2O: H - O - H;
  • O oxigênio atmosférico = O2: O - O;
  • O gás flúor = F2: F - F.
  • A glicose = C6H12O6;
  • A cafeína = C8H10N4O. ...
  • O álcool (etanol) = C2H5OH;
  • A aspirina = C9H8O. ...
  • O ácido cítrico = C6H8O7.

O TrapCall é um aplicativo gratuito para Android e iOS que identifica ligações marcadas como desconhecidas, mostrando informações como número, nome, endereço e mais, se disponíveis. True Contact é um aplicativo para Android que promete identificar chamadas de números desconhecidos no celular do usuário.

A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação. Observe que ambos os átomos precisavam receber um elétron para completar a sua camada de valência – segundo a Regra do Octeto – e para, dessa forma, ficarem estáveis.

A ligação iônica, também chamada de ligação eletrovalente ou heteropolar, é um tipo de ligação química que ocorre quando o átomo de um metal cede definitivamente um ou mais elétrons para o átomo de um ametal, semimetal ou hidrogênio.

Fórmulas

  1. Na+Cl = NaCl – Cloreto de sódio, mais conhecido como o sal de cozinha;
  2. Mg+Cl = MgCl2 – Cloreto de Magnésio;
  3. Al+O = Al2O3 – Óxido de Alumínio.

Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).

Existem três tipos de ligações químicas:

  • a ligação iônica, em que íons de cargas opostas são mantidos por atrações eletrostáticas;
  • a ligação covalente, em que átomos compartilham seus elétrons de valência;
  • a ligação metálica, em que átomos metálicos formam uma ampla estrutura de alta mobilidade eletrônica.

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.

Sabe-se que, de forma geral, as ligações covalentes são mais fortes do que as ligações iônicas. Entretanto, os compostos iônicos geralmente apresentam elevadas temperaturas de fusão, enquanto que a maioria dos compostos covalentes simples tem baixas temperaturas de fusão.

ligações covalentes

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1).

2) Ligação Covalente Polar: Ocorre entre átomos diferentes. Dessa forma, o átomo que possui maior eletronegatividade atrai o par eletrônico compartilhado com maior intensidade. Ex.: HCl.

De acordo com a escala de Pauling, o “Cl” se encontra em uma extremidade e o “H” na outra, ou seja, estão bem afastados. Por isso a molécula de HCl é classificada como polar, pois os elementos que a formam possuem eletronegatividades distintas.

A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.

Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.

O dióxido de carbono (CO2), também conhecido como gás carbônico, é um exemplo de ligação covalente dupla, pois cada oxigênio compartilha dois elétrons com o átomo de carbono.

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das substâncias químicas. Ou seja, elas acontecem quando os átomos dos elementos se combinam uns com os outros. Essas interações entre os elementos podem ocorrer por doação, compartilhamento ou deslocalização de elétrons.

Fazendo uma ligação privada
A forma mais simples de ocultar o seu número de telefone ao realizar uma ligação de curta distância é digitando o código “#31#” antes do número de telefone para o qual deseja ligar.