Como saber se a lesão no joelho é grave?

Perguntado por: agois . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

O sangramento irá parar, mas o inchaço permanecerá. O sangue na articulação é chamado de hemorragia intra-articular. O sangue na articulação do joelho pode causar dor intensa devido à inflamação. Uma suspeita de sangramento na articulação do joelho geralmente significa uma lesão grave.

Grau I: amolecimento da cartilagem e inchaço; Grau II: lesão visível, porém, menos de 50% da espessura da cartilagem é afetada; Grau III: lesão aguda, mais de 50% da espessura da cartilagem é comprometida; Grau VI: 100% da cartilagem é comprometida e o osso fica exposto.

Antes, é preciso entender que se deve consultar um médico se tiver problemas para sustentar o peso, a dor for intensa e não passar, ou se você notar uma deformidade na articulação (ou quaisquer outras indicações de que a dor no joelho é grave).

Luxação sempre é uma lesão grave, já que a articulação só se desloca quando há lesão dos ligamentos. No joelho, pode ocorrer a luxação da patela ou da articulação entre a tíbia e o fêmur. Esta última é a que conhecemos como luxação do joelho.

Os sinais e sintomas das lesões grau I são edema e desconforto; grau II, perda de função, gap e equimose eventual; grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

Principais lesões:
Lesão no ligamento colateral medial: O sintoma primário é a dor na região interna do joelho. O tratamento é feito com imobilização e fisioterapia, com tempo de recuperação total do joelho de três a seis semanas.

Dentre as principais doenças do joelho, estão:

  • Artrose. ...
  • Lesão Meniscal. ...
  • Lesões Ligamentares (LCA, LCP, LCM) ...
  • Síndrome do Trato Iliotibial. ...
  • Tendinite patelar. ...
  • Mais Informações.

A cirurgia é indicada apenas em casos muito graves ou quando existe lesão dos ligamentos cruzados. Nos casos leves, apenas a limitação da atividade pode ser suficiente e o uso de medicamentos fica a critério do seu médico.

A dor em geral é forte, pode haver dificuldade para andar, apoiar o pé no chão ou mexer o joelho. Para lesões instáveis, pode haver sensação de frouxidão, falseio ou falta de confiança no joelho. Em lesões crônicas, há melhora da dor e inchaço, porém a sensação de instabilidade pode persistir.

O ultrassom e a ressonância magnética podem visualizam bem a lesão do LCM, sendo que a ressonância tem a vantagem de avaliar melhor possíveis lesões adicionais dentro do joelho. Outro exame que pode ser útil é a radiografia com estresse do joelho, que permite quantificar a instabilidade resultante da lesão.

Quando a dor no joelho é um problema
As dores que aparecem durante a atividade e a interrompem ou aparecem após a atividade e não regridem espontaneamente em geral denunciam algo mais grave. O diagnóstico de certeza deve ser feito pelo médico especialista”, afirma o Dr.

Dor, vermelhidão, aumento da temperatura local, inchaço e diminuição da mobilidade articular são os principais sintomas de inflamação no joelho. Os sintomas são o resultado do aumento da circulação de sangue no local lesionado e da liberação de substâncias biologicamente ativas para reparar o dano tecidual sofrido.

Conheça as 8 lesões mais comuns no joelho

  1. 1 - Rompimento do LCA (ligamento cruzado anterior) ...
  2. 2 - Rompimento do LCP (ligamento cruzado posterior) ...
  3. 3 - Luxação patelar. ...
  4. 4 - Condromalácia patelar. ...
  5. 5 - Artrose. ...
  6. 6 - Tendinite Patelar. ...
  7. 7 - Síndrome do Corredor. ...
  8. 8 - Lesão no menisco.

Quando existe a ruptura de um destes ligamentos, o joelho pode se tornar instável e gerar episódios de falseio, dor e inchaço.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

A ruptura de ligamento é uma lesão que pode causar muitas dores, além do inchaço na articulação. Existem alguns casos da ruptura de ligamento que os pacientes alegam não sentirem dores, apenas desconforto e insegurança para pisar no chão, por exemplo, e colocar força na articulação.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

Ressonância magnética ou ultrassonografia podem ser utilizadas para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da lesão (estiramento muscular, lesão parcial ou lesão completa).

6 dicas para acelerar a sua recuperação de lesões

  1. Continue treinando. Você pode continuar correndo se for mais devagar, não sentir dor e conseguir manter uma boa postura, diz Lewis Maharam, médico do esporte em Nova York (EUA). ...
  2. Mantenha a flexibilidade. ...
  3. Coma direito. ...
  4. Administre a dor. ...
  5. Maneire na bebida. ...
  6. Alivie o estresse.