Como saber se a Lendia está viva ou morta?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

As lêndeas mortas são translúcidas em vez de brancas ou amarelas e, por isso, parecem flocos de caspa. Por vezes são difíceis de distinguir de exemplares que ainda estão vivos. A sua posição no fio de cabelo pode ser uma indicação.

Também é comum ouvir dos pais que seu filho não tem piolho, tem lêndea morta. Isso é uma lenda. Quando uma lêndea aberta é encontrada, é sinal de que tem um piolho no couro cabeludo.

Se deixados no cabelo, esses insetos podem se multiplicar rapidamente e tornar a infestação mais difícil de controlar. Além disso, a remoção desses insetos pode reduzir o incômodo e a coceira associados à infestação.

Na Happy Heads Clinic uma das perguntas que os pais costumam fazer é: como consigo verificar as lêndeas vivas das "mortas"? Para que exista uma infestação ativa de piolhos é necessário que exista piolhos e/ou lêndeas vivas, pois só assim podem desenvolver e contagiar outras crianças.

Para remover as lêndeas é necessário passar água morna com vinagre nos cabelos, deixa agir por 15 minutos e passar pente fino. Você deve aplicar água morna misturada com vinagre (metade de cada) e deixar por 2h. Depois retirar as lêndeas com pente fino de metal. Espero ter ajudado!

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Vinagre branco e maçã: como no caso da prevenção, mesmo no caso dos piolhos já declarados, podemos usar o vinagre como um remédio natural útil para desinfetar, mas sobretudo para destacar melhor os ovos.

Shampoo para piolho
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Em geral, é possível usar remédios como cremes ou loções com inseticidas piretróides, sabonetes criados para combater piolhos, uso de pente fino todos os dias e uma receita caseira com água e vinagre (misturados na mesma quantidade) para retirar os ovos.

A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.

A fêmea do piolho põe os ovos envoltos numa espécie de cola que gruda as lêndeas aos fios de cabelo. Por isso, as lêndeas não se soltam dos fios com facilidade.

1 copo de vinagre de sidra ou de maçã; 1 copo de água morna. Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos.

O que é piolho? O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça.

A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.

Alecrim. O cheiro do alecrim também funciona como repelente para os piolhos.