Como saber se a junta homocinética está ruim?

Perguntado por: adias . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O efeito mais fácil de identificar que a homocinética está ruim é um estalo que acontece quando se gira as rodas. O barulho aumenta quando o veículo é acelerado.

Apostar em uma junta homocinética recondicionada ou de procedência duvidosa não é uma boa indicação, afinal, ela é uma peça que está ligada diretamente à segurança do veículo. Se examinadas periodicamente e passarem pela manutenção necessária, as juntas homocinéticas podem durar mais de 150.000 km.

Por ser um sistema mecânico bastante simplificado, mas extremamente eficiente, as juntas homocinéticas possuem uma vida útil bem longa. Podem aguentar facilmente os 50.000 km rodados e uma grande parte delas jamais precisará de uma troca.

A trizeta desgastada pode causar danos na tulipa, mesmo que isso não seja visível, e consequentemente em outros componentes. O recomendado, neste caso, é trocar todo o conjunto para evitar problemas e gastos maiores no futuro. Por fim lembramos da importância de fazer a manutenção preventiva em seu veículo.

Nakata

Mais de mil reparadores elegeram a Nakata como melhor marca em junta homocinética, segundo lugar em amortecedores e em bomba d' água, e também entre as mais conhecidas em pastilha de freio, sistemas de freio, bomba de óleo e bomba de combustível.

Os diferentes tipos de junta existentes
Nos veículos com tração dianteira, é possível encontrar 2 tipos de juntas: a fixa e a deslizante.

O principal motivo para o surgimento dos trancos e estalos é a ruptura da coifa, que permite a entrada de sujeira como terra e areia. Esses elementos abrasivos contaminam a graxa, transformando tudo numa pasta que gera desgaste excessivo sobre a pista de trabalho das juntas.

Tipos de junta homocinética
A junta fixa trabalha entre o eixo homocinético e o eixo da roda. Já a deslizante, trabalha entre o eixo homocinético e o câmbio. A junta deslizante tem um design adaptado para permitir o movimento axial.

O funcionamento do semieixo depende da existência de juntas homocinéticas em suas pontas. Folga ou quebra nas juntas faz com que a rotação de saída do câmbio seja diferente para as rodas, causando trancos ou vibração no sistema de transmissão.

Para remover a junta homocinética, aperte o semieixo de transmissão em uma morsa, retire as braçadeiras interior e exterior, corte o fole e retire-o. Em seguida, mantenha aberto o aro metálico e remova a junta homocinética do eixo.

Como citamos acima, a trizeta desgastada ou quebrada pode causar vibrações no veículo, especialmente quando está em uma velocidade acima de 80 km/h. Porém, caso este não seja o problema, é possível que você precise fazer o balanceamento e geometria do seu veículo.

Nessas situações, uma das possíveis consequências é a falha no auxílio à tulipa para transmitir o torque até o eixo homocinético, gerando vibrações indesejáveis. Além disso, em caso de quebra da trizeta, ocorrerá a perda da tração do veículo.

Para fazer o teste, levante o carro, trave o semi-eixo com um alicate de pressão (coloque um papelão, borracha, ou outro material para não danificar o eixo) e tente girar a roda para verificar se existe folga. Depois, repita a operação girando o corpo da junta do lado do câmbio.

Informações do produto

MarcaFiat
Número de peça7086931
ModeloOriginal

Existe uma graxa específica para lubrificação de juntas homocinéticas: a graxa à base de lítio, com aditivos anticorrisivos, antidegaste e Bissulfeto de Molibdênio, que um lubrificante sólido de excepcional resistência a cargas elevadas e altas temperaturas, e excelente aderência às superfícies a serem lubrificadas.

Em resumo, a junta homocinética é quem realiza a transmissão da energia gerada pelo motor até as rodas do carro. Dessa forma, além de essencial para o carro andar, se há algum problema com esse item, a segurança do veículo e seus ocupantes também fica comprometida.

As juntas deslizantes são internas e conectadas aos semieixos do lado da transmissão, enquanto as juntas externas se ligam aos eixos de transmissão do lado das rodas.

Causas do barulho no volante
Uma causa bem comum para barulho no carro é defeito no rolamento do coxim do amortecedor. Essa peça se encontra nas torres dos batentes hidráulicos na parte interna do coxim, que por sua vez fica entre a parte externa e interna da caixa de roda.

Entretanto, as causas mais comuns desse problema são: Rolamento do coxim do amortecedor; Homocinética, a peça avariada pode causar o barulho ao virar o volante do carro; Direção hidráulica, geralmente causado pelo baixo nível de fluido.

Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.