Como saber se a insulina está estragada?

Perguntado por: oduarte2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Entre os sinais de que a insulina não pode ser mais utilizada, portanto, é possível destacar:

  1. alterações na cor ou aspecto;
  2. mudanças na viscosidade da insulina;
  3. surgimento de granulações;
  4. data de validade vencida;
  5. prazo de uso extrapolado (maior que 30 dias após aberto).

Inclusive, quando inicia-se o uso da insulina indicamos manter a insulina fora da geladeira pois o líquido gelado pode causar dor/ardência no momento da aplicação. Deve-se proteger a insulina da exposição direta solar e após o período determinado pelo fabricante a insulina deve ser desprezada após aberta.

Quanto à validade, após a abertura da insulina, são válidas de 4 a 8 semanas conforme orientação em bula. Após este prazo, deve ser descartada, mesmo que ainda contenha insulina e tenha sido armazenada em geladeira.

1 – Não aplique insulina gelada para não causar dor ou desconforto. As insulinas em uso podem ser mantidas em temperatura ambiente. Sob refrigeração, guarde somente as de reserva. E, se precisar delas, retire o frasco da geladeira entre 15 e 30 minutos de antecedência.

Insulinas em uso: prazo máximo de validade de 45 dias, a partir da data da abertura (ver orientações na bula), e devem ser descartadas após esse período.

- A Insulina NPH é uma solução de aspecto leitoso (esbranquiçada) e turva. - Antes do uso, verifique o aspecto da insulina. Não utilize se notar cor ou aspecto diferente do normal e se estiver fora da validade.

Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz.

“Após aberta, deverá ser utilizada em, no máximo, 30 dias. Sempre conservar em temperatura abaixo de 30 graus Celsius e nunca expor à luz”, complementa a médica.

O local mais comum é o abdome, mas a parte de trás do braço, as nádegas e o exterior das coxas também são recomendados, já que possuem uma camada de gordura logo abaixo da pele para absorver a insulina, com pouco nervos, o que diminui o incômodo e facilita a aplicação no tecido subcutâneo.

De acordo com a orientação dos fabricantes, as seringas/agulhas descartáveis para a aplicação de insulina não devem ser reutilizadas.

Cada refil contém de 150 a 300 unidades de insulina e, dependendo da quantidade usada diariamente, o cartucho dura menos ou mais de um mês. Quando o refil acaba, o paciente deve descartá-lo e carregar a caneta com um novo cartucho. Tendo bons cuidados, a caneta reutilizável pode durar vários anos.

A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas. Sendo assim, deve ser usada de 30 a 45 minutos antes da refeição.

A insulina NPH (neutral protamine Hagedorn) tem duração de ação intermediária (pico em 6 a 12h e duração usual 16 a 20h) e por esse motivo é utilizada 1 ou 2 vezes por dia (noite/antes do desjejum) para manter níveis basais de insulina.

É normal que uma pequena quantidade de sangue apareça durante a aplicação. Esse sangramento, que geralmente é causado quando a agulha atinge um vaso sanguíneo pequeno, pode ser interrompido, pressionando o local com algodão. Além disso, o paciente deve: Evitar esfregar o local.

Acontece que pessoas portadoras de diabetes não devem fazer jejum maior que oito horas e, quando for fazer exame não deve tomar insulina se for insulino - dependente ou a medicação antidiabetogênica, pois como ficará em jejum o risco de hipoglicemia é grande.

Reações como vermelhidão, inchaço e coceira no local da injeção podem ocorrer durante o tratamento com insulina. Estas reações são normalmente transitórias e geralmente desaparecem sob continuação do tratamento.