Como saber se a injeção eletrônica está ruim?

Perguntado por: asantanas2 . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Conheça mais alguns sinais que podem indicar problemas na injeção eletrônica:

  1. Motor vibrando.
  2. Marcha lenta irregular ou veículo morrendo.
  3. Vazamento de combustível.
  4. Luz da injeção eletrônica piscando ou acesa.
  5. Pouca economia de combustível. ...
  6. Aumento repentino da rotação do motor.
  7. Odor de combustível.

Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema no bico injetor. Normalmente, ocorre o entupimento da peça, fazendo com que ele não pulverize corretamente o combustível. Assim, a compressão não fica eficiente, perde a potência e força o motor a gastar mais.

Se a luz permanecer acessa, indica que há um problema no motor do seu veiculo. Andar com a luz da injeção acessa pode representar perigo, uma vez que, não se sabe qual o problema que o veiculo apresenta e dependendo do problema pode trazer serias consequências.

“A limpeza do bico injetor poderá ser realizada quando o motor estiver funcionando irregularmente,” explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo, Diego Riquero Tournier, da empresa.

Normalmente, é preciso levar o carro a uma concessionária ou mecânico de confiança para que o defeito seja rastreado com um scanner. Com o código de erro, e possível determinar a origem do problema no sistema de alimentação. Com o reparo feito, a luz de injeção deve apagar sozinha.

Um dos primeiros sintomas de falha na bobina de ignição é o veículo contrabalançando. Esse problema acontece quando o sistema de escape emite o combustível não utilizado, provocando uma fumaça preta e cheiro da gasolina. Problemas ao dar partida no carro no frio é um bom sinal de falha da bobina de ignição.

O certo é primeiro identificar quais bicos estão dando problema. Para isso, ligue o motor e tire com cuidado os cabos das velas de cada pistão de uma vez. Com isso, é possível identificar pela mudança de barulho qual pistão está com o bico injetor entupido. Depois, retire os bicos que precisam de limpeza.

Os preços variam de cada oficina custando em média de R$80,00 A 120,00 Reais. Apesar de parecer alto esse custo é bem menor do que a troca dos bicos, que pode custar facilmente até cinco vezes o valor da limpeza. Isso explica porque a limpeza é tão comum apesar de ser controversa.

Perguntas frequentes sobre gasolina aditivada
Não, a gasolina aditivada somente ajuda na limpeza e manutenção de componentes veiculares, como bicos, tubulações e bombas.

Nessa hipótese, é melhor levar o carro para que algum mecânico esvazie o tanque e, posteriormente, coloque um combustível de qualidade. Outra probabilidade de a luz de injeção acender e apagar é um problema mais simples, algo na leitura da sonda lambda, que fica junto ao coletor de escapamento.

Luz amarela ou laranja
Luzes de alerta do painel que se acendem nas cores amarelo ou laranja indicam uma falha moderada, que não impede o carro de continuar funcionando — mas que vai se agravar com o tempo. Assim, se uma luz dessas se acende, o motorista pode seguir até um local seguro e verificar a situação.

Alguns, inclusive, são acompanhados da palavra check. Normalmente, a luz vermelha é associada às situações emergenciais, que demandam reparo imediato. Já a luz amarela costuma ser vinculada aos defeitos que podem ser agravados com o tempo.

Teoricamente, bicos injetores têm a mesma durabilidade do automóvel. Assim, em tese, não precisam ser trocados. E também não estão sujeitos a manutenção preventiva.

Use combustível aditivado
A gasolina aditivada possui diversos outros componentes que auxiliam na limpeza interna das partes do automóvel, incluindo o bico injetor. Com isso, a queima de combustível e do ar será sempre completa, sem deixar resíduos.

Diferente de outras peças os bicos injetores não possuem uma quilometragem ou periodicidade específicas para serem trocados e só devem ser substituídos quando defeitos forem detectados.

Os sinais de problemas na injeção eletrônica
Os principais sinais são a dificuldade de dar a partida no carro, o aumento excessivo (e até repentino) no consumo de combustível, a perda de potência do motor e a aceleração da marcha lenta.