Como saber se a infecção intestinal é viral ou bacteriana?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

Podem ser solicitadas pelo especialista: colonoscopia, endoscopia, ressonância magnética, biópsia do intestino, análises de sangue e fezes, e tomografia, dentre outros. Existem fatores que ajudam a descobrir de qual doença se trata, mas é quase impossível obter um diagnóstico certeiro sem esses exames.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h.

Remédios
No caso da infecção intestinal causada por bactérias, o médico pode recomendar o uso dos antibióticos, como a Ciprofloxacina ou Metronidazol, por exemplo, principalmente nos casos de diarreia intensa.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

A gastroenterite viral é tipicamente uma afecção autolimitada com duração <14 dias.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol.

No entanto é importante consultar o médico caso os sintomas não desapareçam em 2 dias, no caso das crianças, ou 3 dias no caso dos adultos.

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Porém, quando a infecção intestinal não passa em 3 dias ou existe piora dos sintomas, pode ser necessário fazer o tratamento para infecção intestinal bacteriana com antibióticos orais, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino segundo indicação do médico.

A azitromicina é um antibiótico da classe dos macrolídeos, usado frequentemente no tratamento das infecções respiratórias, doenças sexualmente transmissíveis, diarreias e outras doenças infecciosas.

Além disso, deve-se evitar alimentos que aumentam a formação de gases, como repolho, ovo, feijão, milho, ervilha e sobremesas ricas em açúcar, pois favorecem a diarreia e aumentam a dor abdominal.