Como saber se a imagem é invertida ou direita?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.

Comumente os espelhos convexos são utilizados para “prolongar” a visão, sendo assim podemos ver ângulos refletidos por eles que não conseguiríamos ver utilizando espelhos planos por exemplo. Com isso se costuma dizer que tais espelhos permitem ampliar o campo de visão.

CLASSIFICAÇÃO DAS IMAGENS
imagem real, aquela formada pelo encontro real dos raios refletidos; imagem virtual, aquela gerada pelo encontro do prolongamento dos raios refletidos; imagem imprópria, quando os raios refletidos não se cruzam (não há imagem).

Espelho Côncavo
Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

O direito de imagem pode ser solicitado quando a imagem de uma pessoa é usada sem autorização ou de forma indevida, como em situações comerciais ou publicações sem consentimento. O consentimento prévio é geralmente necessário para o uso da imagem de alguém, a menos que haja uma exceção legal aplicável.

O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.

Quando a luz ilumina uma colher em um copo d'água, a colher parece torta ou quebrada. Essa imagem estranha acontece porque a luz sofre um desvio. Esse desvio se chama refração.

Espelhos côncavos produzem imagens reais quando posicionamos objetos próximos à sua superfície, à distância focal não ocorre formação de imagem, para além do foco, as imagens são reais e seu tamanho diminui de acordo com a distância entre o objeto e o vértice do espelho.

Ou seja, o espelho de fato “espelha” a realidade, e assim nos vemos de forma “invertida”. Em outras palavras, o espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, que constitui nossa perspectiva daquela imagem. A imagem que observamos ali não é a mesma que os outros enxergam.

Tipos de imagem
Inicialmente, vamos entender que — assim como já foi visto no nosso post exclusivo sobre design gráfico — existem dois tipos de imagens, digitalmente falando: Bitmap e vetor.

Tipos de imagem. Antes de detalharmos os diferentes formatos de imagem, é importante explicar alguns conceitos preliminares, como os tipos de imagem. Basicamente, existem 2 tipos de imagem digital: Bitmap e Vetorial.

Elementos básicos da linguagem visual: O Ponto. A Linha. A Forma.

Os raios de luz emitidos ou refletidos por um objeto entram pelo orifício em linha reta: a luz que vem da parte superior do objeto, dirige-se para baixo no papel vegetal, enquanto a luz que vem da parte inferior do objeto dirige-se para cima, formando uma imagem invertida.

Os espelhos planos individuais não invertem os lados, mas sim invertem a imagem de frente para trás (profunidade). Dois espelhos em ângulo reto podem inverter a imagem, e por conseguinte, inverter os lados.

Quando nos olhamos num espelho, conseguimos ver uma imagem do nosso corpo porque os raios de luz que são refletidos (reflexão difusa) por nosso corpo chegam até a superfície do espelho, sofrem reflexão regular e chegam aos nossos olhos.

A lente de nosso olho, chamada de cristalino, é convergente. As imagens que essa lente forma sobre a retina são invertidas em relação aos objetos vistos. O cérebro se encarrega de fazer a interpretação normal dessa imagem e não percebemos a inversão.

A imagem é virtual (atrás do espelho), direita e maior que o objeto.