Como saber se a icterícia está melhorando?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Dependendo da intensidade da icterícia, o tratamento pode levar de 7 a 10 dias.

O nível de bilirrubina do seu bebê será verificado algum tempo após a fototerapia ter terminado, geralmente em torno de 24 horas. Esse teste pode ser feito em casa, numa clínica de tratamento ambulatório ou no hospital. Enquanto estiver no hospital com o seu bebê, você estará se recuperando do parto.

Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila. Estes são sinais de que pouca ou nenhuma bile está chegando ao intestino, e isso pode significar que seu bebê pode ter atresia biliar.

Icterícia Causada pelo Leite Materno
Tem início tardio, podendo chegar a níveis de 20-30 mg/dL em torno dos 14 dias de vida, com redução gradual até as 12 semanas de vida. Se a ingestão de leite materno é suspensa, os níveis caem rapidamente em 48 horas e não retornam aos valores prévios quando este é reintroduzido.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

Frequentemente, atinge níveis mais altos aos três a quatro dias após o nascimento e geralmente desaparece de uma a duas semanas após o nascimento. Quase todos os recém-nascidos desenvolvem um nível total de bilirrubina (BT) sérica ou plasmática maior que 1 mg/dL que é o limite superior do normal para adultos.

O calendário contempla, em média, duas sessões por semana e os resultados costumam aparecer após o terceiro mês. A fototerapia é indicada para o tratamento da maioria das doenças de pele inflamatórias. Por exemplo: psoríase, vitiligo e eczemas crônicos (como a dermatite atópica). O efeito da fototerapia é cumulativo.

O tratamento de primeira escolha da icterícia é a fototerapia. A fototerapia é um aparelho com várias lâmpadas azuis que emite luz azul artificial num determinado comprimento de onda. O bebê fica só de fraldinha e óculos recebendo a luz. Muitas mães perguntam se podem colocar o bebê no sol!

Causas. As causas da icterícia são diversas, entre elas, estão a prematuridade, a oferta inadequada de leite materno, diabetes materna, predisposição genética e a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, quando um tem fator RH positivo e o outro negativo.

Se a bilirrubina não puder passar pelo fígado e canais biliares suficientemente rápido, ela se acumula no sangue e é depositada na pele. O resultado é a icterícia. Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras.

A única questão discutível na literatura é sobre aqueles bebês prematuros abaixo de 1.000 gramas, que você pode indicar a fototerapia profilática entre 12-24 horas de vida porque as chances deles evoluírem para hiperbilirrubinemia é bem grande.

A fototerapia é um tratamento eficaz se realizado de forma contínua. Portanto, é imprescindível comparecer a todas as sessões.

O tratamento, comumente, é iniciado com a realização de duas a três sessões por semana e, após a melhora das lesões, essa frequência pode ser gradativamente reduzida, até a fototerapia ser suspensa.

A icterícia é uma condição que pode aparecer repentinamente ou desenvolver-se lentamente com o tempo. Os principais sinais e sintomas costumam incluir pele amarelada, a parte branca do olho amarela, cor amarela na parte de dentro da boca.

A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da filtragem de glóbulos vermelhos que é realizada pelo órgão. Normalmente, ela é eliminada pelo corpo nas fezes e na urina.