Como saber se a gripe vira pneumonia?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Os principais sintomas da pneumonia viral são febre alta, fraqueza, mal-estar, sudorese, dor no tórax, náuseas e vômito. Os sintomas podem variar de acordo com a idade do paciente. Em crianças e idosos, por exemplo, os sinais de pneumonia viral podem aparecer em forma de: Dor de garganta.

Sim, a gripe pode favorecer o surgimento de uma pneumonia.
Isso porque uma infecção nas vias aéreas superiores (cavidades nasais, faringe e laringe) pode facilitar a entrada de outros agentes infecciosos nas vias inferiores (pulmão) causando a pneumonia.

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

A recomendação é, quando gripado, evitar tabagismo e ingesta de álcool, ter uma alimentação balanceada e se hidratar”, salienta o pneumologista. Outra atitude fundamental para prevenir essas doenças é se imunizar.

Falta de ar. Secreção de muco purulento (catarro) de cor amarelada ou esverdeada. Toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue) Fraqueza.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Qual exame detecta pneumonia?

  1. 1 – Radiografia de tórax. Esse é um teste bem comum quando se trata do diagnóstico de pneumonia. ...
  2. 3 – Oximetria. ...
  3. 5 – Teste de escarro. ...
  4. 6 – Teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) ...
  5. 7 – Broncoscopia. ...
  6. 8 – Tomografia computadorizada (TC) de tórax. ...
  7. 9 – Cultura do líquido pleural.

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.

Uma das consequências da gripe é a produção nas vias aéreas do muco, substância que faz a função de filtro, impedindo a entrada de partículas indesejadas no organismo. Esse muco, popularmente conhecido como catarro, pode chegar aos pulmões, provocando riscos.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

Catarro transparente é o mais comum
Mas, o catarro com sangue pode adquirir uma coloração avermelhada, o que pode indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

É considerada uma gripe forte quando, após os sintomas iniciais, ocorre uma evolução para uma falta de ar importante, febre que não cede e piora do estado geral. Tudo isso pode ser sinal de Síndrome Respiratória Aguda Grave, quando é fundamental procurar atendimento de um profissional da saúde.

No caso da gripe, os primeiros três dias são os mais difíceis, onde os sintomas chegam de forma repentina e atingem rapidamente o seu ápice de intensidade. De fato, as dores de cabeça e no corpo, bem como a febre, costumam ser os sintomas iniciais.

Sintomas variam de tosse com catarro, dor no peito e nas costas, falta de ar e sensação de peito carregado, febre, entre outros. Como a pneumonia compromete a capacidade pulmonar, ela pode afetar a oxigenação do corpo e causar falhas generalizadas.