Como saber se a graviola está pronta para colher?

Perguntado por: srosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante.

Outubro: mês ideal para podar as árvores de fruto mais resistentes ao frio. Novembro: efetuar as podas nos pomares na fase de minguante da Lua.

O fruto pode chegar a dez quilos, como a variedade morada, que apresenta rendimento de 40 quilos de polpa por ano no auge da produção – aos seis anos de idade.

A graviola possui casca verde e espinhos, contendo uma polpa branca, macia de sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida ao natural ou usada no preparo de sucos, mousses, vitaminas e sobremesas. Além da polpa, as folhas da graviola também podem ser usadas no preparo de chás.

Para que serve o chá de graviola? O chá de graviola tem algumas outras propriedades muito benéficas à saúde, como auxílio na redução do colesterol, prevenção de doenças do coração, diabetes, reumatismo, infecções, pressão alta, cãibras, entre outras.

A pinta preta é causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa). O fungo pode se multiplicar e produzir seus esporos assexuais (conídios) em frutos, folhas e ramos secos da planta e os esporos sexuais (ascósporos) em folhas caídas no solo.

Apesar de possuir diversos benefícios para a saúde, o chá de graviola deve ser consumido com moderação, pois o consumo excessivo pode resultar em efeitos colaterais, como hipotensão, náuseas e vômitos.

A graviola gosta de solos bem úmidos. Para que consiga satisfazer as necessidades da planta, deve-se regá-la ela 1 a 2 vezes por dia. Tenha atenção que deve manter o terreno úmido, mas nunca encharcado. A Graviola pode ser plantada em vaso de 40 litros.

Como as pétalas estão caindo e há alguns insetos brancos na planta, serão essas as causas de a frutificação não estar vingando? Um problema de polinização é a causa da queda de flores da graviola e o motivo de não ocorrer o pegamento dos frutos.

R$49,50. Comprar Pronto! Pedidos feitos de segunda a sexta-feira até às 13 horas, serão entregues no dia seguinte.

Da família Annonaceae, a árvore frutífera da graviola é uma espécie nativa da América Central. A Annona muricata, nome científico da árvore da graviola, é uma espécie de pequeno porte que pode medir até 6 metros de altura.

A recomendação para o plantio de gravioleira é fazer uma cova de, no mínimo, 40 x 40 x 40 centímetros. Misturar à terra retirada da cova 250 gramas de calcário, 250 gramas de adubo Super Fosfato Simples, 10 litros de esterco curtido, ou outro tipo de material orgânico.

A graviola é uma fruta nativa do continente americano e conhecida por seu sabor doce e alto valor nutricional. Suas folhas são usadas no preparo do chá de graviola devido aos benefícios para a saúde que a bebida proporciona.

Comumente, é chamada de falsa-gravioleira, sendo nativa do Vale do Ribeira e da Mata Atlântica. Apesar de ser parecida com a gravioleira, possui frutos menores, com casca lisa, polpa amarelada e pouco apreciada.