Como saber se a goiaba está boa?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 18 votos

Quando está madura, a goiaba tem um cheiro bem pronunciado. A casca também muda de coloração: passa de uma tonalidade esverdeada para o amarelo, que depois ganha um tom mais rosado. Quando ela fica mais escura, significa que a fruta já entrou na fase de apodrecimento.

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras. “Para quem não gosta de comer a casca da goiaba, a gente pode bater um suco.

É quando as larvas ou bigatos - aquelas minhoquinhas brancas e esquisitas - quebram a casca do ovo e 'mergulham' na fruta. É lá que vão se alimentar e crescer por mais duas semanas. Com a barriga cheia, as larvas fazem com que a fruta, que nessa fase já deve ter apodrecido, caia da árvore.

Para conservar a goiaba, o recomendável é armazená-la na geladeira após lavar e secar, pois se estraga com facilidade. SAUDÁVEL - Quando não são consumidas logo, as goiabas começam a ficar passadas. Mesmo assim, servem para fazer doce. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.

Pode ajudar a aliviar cólicas menstruais.

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

A goiaba de polpa branca é rica em vitamina C e a de polpa vermelha sai na frente quando o assunto é proteína. Mas ambas são excelentes para o trânsito intestinal. O Brasil está entre os principais produtores de goiaba de polpa vermelha do mundo.

“A goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

A goiaba é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa fruta possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir a diarreia e a dor de barriga.

A goiaba sozinha prende, mas com líquido ela ajuda a soltar o intestino. Além de fibras, a goiaba tem muita vitamina E, C e A, e é rica em Complexo B e antioxidantes que evitam várias doenças.

Além de ser uma excelente fonte de fibras, a goiaba é excelente para tratar constipação. Essas duas fontes naturais de limpeza dos intestinos e do sistema excretor ajudam o corpo a reter água e também nos movimentos do intestino. Portanto, é uma boa opção para melhorar a digestão.

É como diz o ditado popular: pior que achar um bicho na goiaba, é achar meio bicho.

O bicho da goiaba é conhecido popularmente como mosca-das-frutas. São insetos da ordem Diptera, da família Tephritidae. No Brasil existem apenas quatro gêneros que chegam a causar danos. Os Gêneros Rhagolethis e Bactrocera ocorrem somente em algumas regiões ou em algumas frutíferas.

Especialistas não recomendam consumo porque processo de apodrecimento pode estar acontecendo mesmo onde não é visível.

A dica é envolver a fruta em um jornal e deixá-la perto de algum local quente, como dentro do forno quando ele estiver desligado. Assim, você terá a combinação de dois fatores que fazem a fruta amadurecer mais rápido, que são impedir que o gás etileno se disperse e manter o alimento em um local quente.