Como saber se a gengiva esta cicatrizando?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Essas manchas esbranquiçadas podem ser o tecido de reparação da gengiva que estão cicatrizando. O bochecho a utilizar somente se o seu cirurgião dentista recomendou.

Em geral, para curar uma gengiva cortada não são necessários procedimentos cirúrgicos ou dar pontos na região. A área tende a se recuperar espontaneamente no decorrer de alguns dias.

Sabe aquela ferida na boca que não cicatriza de jeito nenhum? É melhor tomar cuidado. Pode ser que este machucado incurável seja mais perigoso que uma simples gengivite e indique uma doença mais grave. Isso porque muitas doenças sistêmicas, que envolvem vários órgãos, podem dar seus primeiros sinais na boca.

Quando existe uma inflamação gengival, a conhecida gengivite, geralmente melhora em uma semana, com o uso de um colutório específico a base de clorexidina. Já as raspagens mais profundas demoram mais tempo, depende do grau de complexidade da doença periodontal do paciente.

A reação das gengivas e da boca à cirurgia é o inchaço e, provavelmente, você vai sentir dor. Isso é normal e começa a diminuir em dois ou três dias. Nesse período, faça compressas de gelo na bochecha afetada para controlar a dor e diminuir o inchaço e a inflamação. O sangramento também é previsto.

Sim, ficar um buraco com uma massa branca dentro é normal e é isso que vai fazer cicatrizar de dentro para fora. Isso não é uma sujeira. Se você a remover pode causar sérios problemas. O único bochecho que se deve fazer é o Periogard, e ainda assim somente para manter na boca e molhar o local.

As complicações infecciosas após a extração dentária incluem inchaço, dor, drenagem de pus e febre. Quando o local onde o dente ficava não é preenchido por um coágulo de sangue, pode surgir uma “alveolite seca”, que causa dor intensa e mau cheiro.

Massa branca após extração de dente, o que é? Alguns pacientes relatam o aparecimento de uma massa branca durante o processo pós-operatório, essa massinha pode ser placa bacteriana que fica acumulada devido à má higienização.

Até pontos de sutura muito apertados também incomodam no período de cicatrização. Se a dor persistir e não observar melhora procurar seu dentista para fazer uma nova avaliação do quadro pos operatório. Sim, é normal, mas não pode ser aquela dor exacerbada, ou seja, muito forte.

Se o aparelho não estiver incomodando a área operada, pode usar, sim, mas recomendo conversar ao seu dentista.

E é exatamente aí que está o “x” da questão: gengiva e osso reabsorvidos não regeneram-se sozinhos. Para remediar o problema, somente com cirurgias gengivais – só que nem tudo são flores neste que é um dos tratamentos mais procurados nos dias atuais.

entre 24 e 72 horas: ausência de dor e persistência do edema cirúrgico; gengivas ainda avermelhadas; entre 3 a 7 dias: ausência de dor e diminuição sensível do edema; gengivas adquirem coloração normal ou próxima da normalidade; entre 7 a 14 dias: gengivas adquirem coloração normal; ausência de edema cirúrgico.

Procure um especialista em Periodontia. Olá, A "limpeza" é necessária pra remoção de placa, tártaros e biofilme. Independente da limpeza, sua gengiva provavelmente não irá voltar ao normal, pois você já deve ter perdido osso nesta região.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Fumo, diabetes e outras doenças sistêmicas podem prolongar o tempo de cicatrização da extração do dente siso. Além disso, a rotina de higiene bucal e alimentação do paciente também podem afetar diretamente o tempo de resposta da cicatrização. Por isso, é tão importante seguir todas as recomendações do seu dentista.

A forma mais efetiva de evitar qualquer tipo de dano permanente da periodontite, é o diagnóstico precoce. Se identificada ainda na fase de gengivite, a placa bacteriana e o tártaro, responsáveis pela infecção, são completamente removidos.

Os pontos cirúrgicos geralmente podem ser tirados após 7 a 14 dias do procedimento cirúrgico. No entanto, há casos em que é preciso esperar até 21 dias para poder remover os pontos. Os pontos cirúrgicos absorvíveis não precisam ser removidos pois o próprio tecido do corpo absorve o ponto.

Essa inflamação é conhecida como pericoronarite (pergunte mais ao(à) dentista ;) ) e tem os seguintes sintomas:

  1. Dor ou inchaço do tecido da gengiva ao redor do dente do siso,
  2. Mau hálito ou gosto ruim na boca,
  3. Febre ou calafrios frequentes,
  4. Inchaço dos linfonodos,
  5. Espasmo muscular no maxilar.

Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.

Os pacientes desenvolvem alveolite quando o coágulo de sangue se desloca, se dissolve ou não é formado completamente. Isso deixa os nervos e os ossos expostos e prontos para uma infecção. Esse quadro causa dor intensa na boca e na face e deverá ser tratado por um profissional dentista o mais rápido possível.

A dor dependerá da complexidade da cirurgia e de como foi realizada. De forma geral, deve ser mais forte nos primeiros três dias, mas passível de controle com analgésico. Após isso, pode haver dor por até 7 a 15 dias.