Como saber se a garganta tá inflamada só olhando?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Quais são os principais sintomas?

  1. dor de garganta constante;
  2. dor na hora de engolir;
  3. dificuldade para engolir;
  4. inchaço;
  5. rouquidão;
  6. sensação de garganta arranhando;
  7. tosse;
  8. formação de pus nas amígdalas.

O problema é que nem sempre o incômodo vai embora e mesmo assim não recebe a devida atenção. Saiba que essa negligencia com a saúde pode ser perigosa! Infecções corriqueiras na garganta, sem o tratamento adequado, podem afetar e trazer problemas ao coração.

A dor de garganta frequente pode ser um sinal de faringite viral, mas a maioria dos casos são curados em cerca de uma semana, com o tratamento adequado ou até mesmo de forma natural. Se a doença possuir origem bacteriana, é preciso consultar um médico que irá indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

O principal sintoma da garganta inflamada é, sem dúvidas, a dor. Normalmente, ela começa como uma irritação, ou seja, uma sensação estranha que temos ao engolir. Em algumas horas ou dias, evolui para uma dor aguda, que pode até mesmo impedir que a alimentação aconteça.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe.

É muito importante que o paciente saiba como identificar como é uma garganta saudável para que ele saiba quando sua garganta não está bem. Sendo assim, a garganta saudável possui uma tonalidade rosada, não aparenta estar inchada e não possui placas, pontos brancos ou amarelados.

Anti-inflamatórios

  • ibuprofeno;
  • diclofenaco;
  • nimesulida;
  • ácido acetilsalicílico;
  • naproxeno;
  • cloridrato de benzidamina;
  • piroxicam;
  • celecoxibe.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

O frio tem propriedades anti-inflamatórias. Da mesma forma que uma compressa fria, como uma bolsa de gelo, pode aliviar uma inflamação muscular, o sorvete ou mesmo um copo de água gelada pode ajudar.

Quando vai dormir, à noite, é mais difícil para o seu corpo limpar as suas vias respiratórias de forma natural, o que faz com que o muco aumente e fique retido na sua garganta.

Gargarejo com água morna e sal
A solução funciona pois a água com sal possui propriedades antimicrobianas, ajudando a eliminar os microrganismos da garganta e, consequentemente, diminuindo os sintomas. Para tornar o gargarejo ainda mais potente, você pode adicionar o suco de um limão na mistura.

Gargarejo para remover e prevenir os cáseos
Além disso, uma mistura de água morna e sal também é boa para gargarejos, pois ajuda a remover restos de comida das depressões das amígdalas. Você deve misturar uma colher de chá de sal em 150 ml de água, mexendo até misturar bem.

Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Para infecções de garganta, como amigdalite e laringite, o período inflamatório pode levar de três a sete dias para passar. No caso de gripes e resfriados, o problema persiste durante todo o quadro sintomático, que pode levar de dez a catorze dias para sarar.

Os principais sinais do edema de glote são a falta de ar repentina ou mesmo a incapacidade de respirar. No entanto, outras manifestações podem surgir antes do inchaço na garganta, como manchas avermelhadas pelo corpo e edema dos lábios e rosto.

Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada. Além disso, alguns estudos sugerem que o extrato de frutas mais ácidas, como o maracujá, também tenha efeito positivo na proteção vocal.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.