Como saber se a frase precisa de complemento?

Perguntado por: rAvila8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Em uma prova de concurso, quando se pede o complemento de uma oração, será preciso identificar o sujeito da oração, classificar o objeto direto ou indireto, se é um complemento nominal e se está de acordo com o sentido da oração.

Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de um complemento verbal. Conhecer a intransitividade ou a transitividade de um verbo é essencial para uma boa escrita. Verbos intransitivos não exigem um complemento verbal e podem aparecer acompanhados de adjuntos adverbiais.

Complemento ou complemento opcional é a informação que serve para dar a localização exata da sua residência. O número do seu apartamento pode ser o complemento do seu endereço. Você já deve ter se deparado com esse item no preenchimento de cadastros, no espaço dedicado às informações sobre o seu endereço.

O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt. 42) ou a letra que indica a sua casa dentro de uma vila (ex.: Casa A). Importante lembrar que preencher o campo complemento não é obrigatório, já que há muitos endereços sem complemento.

Significado de Complemento
O que acrescenta uma coisa a outra; acessório. [Gramática] Palavra, expressão ou oração que completa o sentido de um termo oracional. [Geometria] O que falta a um ângulo agudo para igualar o ângulo reto. [Geometria] Ângulo que, ao se unir a outro, forma outro com 90º; ângulo complementar.

Um verbo que tem um objeto direto como complemento é chamado de transitivo direto. Um verbo que tem um objeto indireto como complemento é chamado de transitivo indireto. Um verbo que tem um objeto direto e um objeto indireto como complementos é chamado de transitivo direto e indireto.

Resposta correta – letra C: Em C, tem-se um verbo transitivo direto, sendo “nada” complemento direto de “exigir”.

O sujeito é o elemento que executa e/ou sofre a ação do verbo. O predicado é composto de verbo, objeto e complementos, estando relacionado ao sujeito quando ele existe na oração.

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

Enquanto o adjunto adnominal é usado para caracterizar um substantivo, o complemento nominal é usado para completar o sentido de um substantivo, um adjetivo ou um advérbio. Por isso, adjunto adnominal é um termo acessório, mas o complemento nominal não, porque a oração precisa dele para fazer sentido.

O complemento que não é obrigatoriamente acompanhado por preposição é chamado de objeto direto, enquanto que o complemento que exige preposição é chamado de objeto indireto. Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

Verbo transitivo direto é aquele cujo complemento verbal não apresenta uma preposição, como: “beber”, “ler”, “usar” etc. Já o complemento do verbo transitivo indireto possui preposição. O verbo também pode ser bitransitivo, isto é, transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, como “dar”, “oferecer” etc.

Enquanto a transitividade do verbo indica a necessidade de completar o seu sentido com complementos, a intransitividade verbal indica que os verbos têm sentido completo. Assim, sozinhos, os verbos intransitivos conseguem transmitir a informação sobre o sujeito.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.