Como saber se a frase está correta?

Perguntado por: ioliveira3 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Um bom texto é aquele que se comunica com o leitor sem gerar dúvidas. É aquele texto que fala por si só, no qual você não precisa ficar explicando fora do que já foi publicado (ou escrito), ou seja, tem que fazer sentido para o leitor. Um texto coeso e coerente, que o leitor entenda o enredo.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

O ponto e vírgula é utilizado quando há a necessidade de separar a frase em que o verbo aparece antes da conjunção. Assim: “Queríamos voltar mais cedo; precisamos, entretanto, passar a noite lá.” Observe na comparação entre essas duas frases que o uso do ponto e vírgula, muitas vezes, se torna desnecessário.

Ajustar recuos e espaçamento no Word

  1. Selecione um ou mais parágrafos que você deseja ajustar.
  2. Vá para página inicial e selecione o iniciador de caixa de diálogo parágrafo .
  3. Escolha a guia recuos e espaçamento .
  4. Escolha as configurações e, em seguida, selecione OK.

Esta fato pode estar relacionado a diversos fatores, como: emocional (ansiedade, rapidez para escrever), fatores cognitivos (falta de atenção, processamento visual), acadêmicos (defasagem na aprendizagem, desenvolvimento aquém na escrita).

Corrigir erros gramaticais dos outros pode ser considerado preconceito linguístico, que caminha lado a lado com todos os demais tipos de preconceitos. Se você compreendeu a mensagem, não seja vacilão e pare de uma vez por todas de corrigir os outros!

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Um erro gramatical é qualquer falha no uso das regras gramaticais, podendo ocorrer nas diversas partes da gramática.

  • Coerência é pensar com lógica aquilo que você quer escrever.
  • Coesão é escrever com lógica. ...
  • Fique alerta: coesão e coerência são coisas diferentes, de modo que um texto coeso pode ser incoerente!
  • Informatividade é comunicar novas ideias ao seu leitor.
  • Concisão é comunicar o necessário com o mínimo de palavras.

Você já sabe, portanto, que “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

A palavra deve também é forma derivada do verbo dever, com sentido de ser obrigado a alguma coisa, a saber: Na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele deve aparecer amanhã na festa, Na 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo: tu deve arrumar tuas coisas.

Todas as vezes em que o termo se referir a uma condição, ela é escrita de forma separada. Para ficar mais fácil de lembrar, substitua o “se não” por caso não. Se a frase continuar a fazer sentido, é porque é “se não” separado.

Início de frase: indica contrariedade, impaciência, perplexidade, raiva, surpresa, susto, etc. Meio de frase: significa "algo", "alguma coisa". É acompanhado do artigo indefinido "um". Fim de frase: finaliza perguntas.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

O ponto e vírgula é um sinal ortográfico que indica uma pausa maior do que a da vírgula em textos. Assim como o sinal dois-pontos, o ponto e vírgula pode ser usado em enumerações.
...
No supermercado, precisamos comprar:

  1. arroz;
  2. feijão;
  3. carnes;
  4. materiais de limpeza;
  5. verduras.