Como saber se a frase é transitivo indireto?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

Verbos transitivos diretos (VTD) são os verbos que precisam de um complemento para fazer sentido. Esse complemento, chamado de objeto direto, se liga ao verbo sem preposição obrigatória: O povo ama o prefeito. (VTD: ama.

Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação. As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido.

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido.

Verbos intransitivos são aqueles que não precisam de complemento, já que o significado da ação verbal é completo sozinho. O verbo intransitivo é, por si só, o próprio predicado da oração, já que não precisa de nenhum elemento ou complemento. Veja: Eu dormi.

Conheça o verbo transitivo indireto. O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase.

Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quando utilizar cada um? Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa.

A diferença entre objeto direto e indireto é que a presença da preposição é obrigatória no objeto indireto; caso contrário, ele não faz sentido. O objeto direto não precisa da preposição, mas em alguns casos, ela pode ser usada. Exemplos de objeto direto preposicionado: Ao irmão a irmã perdoou.

Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto. Exemplo: Acredito na sua boa vontade.

Um se liga diretamente ao verbo (cartas), cumprindo função sintática de objeto direto (OD). O outro é regido por preposição (aos pais), assumindo o papel de objeto indireto (OI).

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem. (Verbo de Ligação)

Assim como viver ou morrer, morar só tem sujeito. Não possui objeto direto ou indireto. Pode significar, de acordo com os dicionários, habitar, fixar residência ou moradia em algum lugar.

Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.

Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.

Quando um verbo tiver complemento com preposição, como ocorre em “Quem precisa, precisa de algo”, é denominado de verbo transitivo indireto, e seu complemento de objeto indireto. Em Precisamos de mais dinheiro, precisar é transitivo indireto, e mais dinheiro, objeto indireto.

O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).

O verbo “voltar” pode ser intransitivo ou exigir o uso da preposição “a” ou “de”. Ele é transitivo direto no sentido de “virar” ou “percorrer caminho de volta”. Ele é transitivo direto e indireto se significa “devolver” ou “mover em certa direção”.

Verbo dormir como intransitivo: A criança ainda não dormiu. Verbo dormir como transitivo indireto: A criança dormiu com a mãe. Verbo dormir como transitivo direto: A criança dormiu um sono agitado.