Como saber se a frase é concessiva?

Perguntado por: ivarela . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

b) Concessivas: introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc. Por exemplo: Embora fosse tarde, fomos visitá-lo.

as adversativas se expressam no indicativo e se situam em segundo lugar na sentença complexa; as concessivas se expressam no subjuntivo, que é o modo da subordinação, e se colocam em primeiro lugar na sentença complexa.

O que é Concessivo:
Consistem em frases que narram eventos contrários e subordinados ao fato importante expresso na oração principal, sendo que estes não impedem a execução desta ação. Exemplo: "O homem seguiu seu caminho, embora chovesse".

São exemplos de concessões os aeroportos, rodovias e o setor de petróleo e gás. Enquanto nas privatizações ocorre uma venda definitiva de ativo público, as concessões ocorrem por um período determinado pelo contrato.

1 A diferença reside no fato de que, nas construções concessivas, os conteúdos proposicionais expressos tanto pela oração principal como pela oração subordinada são verdadeiros, e, nas construções condicionais-concessivas, somente o conteúdo da proposição principal é verdadeiro, enquanto o da subordinada é hipotético, ...

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

As conjunções subordinativas concessivas são aquelas que exprimem contraste. Exemplos: ainda que, embora, posto que, se bem que. Vou encontrá-lo, embora ache que não tem mais solução.

O que é Concessão:
No contexto da retórica, concessão também pode ser algo que se admite como hipótese em uma discussão. Consiste em ceder aparentemente perante uma opinião do adversário mas continuando, apesar de tudo, a desenvolver a argumentação, tornando-a até mais convincente.

A estrutura concessiva – seja coordenativa ou subordinativa – é um dos mecanismos que podem ser utilizados pelo enunciador para enfatizar o discurso argumentativo, uma vez que os operadores concessivos caracterizam diferentes estratégias argumentativas.

No âmbito da gramática, a noção de “concessão” está associada ao estudo das orações subordinadas adverbiais concessivas, que são aquelas orações cujo conteúdo contrasta com a proposição da oração principal, sem que seja suficiente para anulá-la. Ex.: Ainda que esteja ventando, faz muito calor.

Conjunções adversativas são conjunções coordenativas que expressam oposição. As conjunções coordenativas adversativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa o contraste da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções adversativas são mas, porém e contudo.

Conjunções adversativas exprimem a ideia de oposição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, não obstante. Exemplos de conjunções adversativas: Não foram campeões, todavia exibiram o melhor futebol. Deveria ter estudado para a prova, mas preferi ir à festa.

As orações coordenadas sindéticas alternativas estabelecem entre si uma ideia de alternância, de escolha, cujo conteúdo de uma exclui o conteúdo da outra. Exemplos: Ou você gosta, ou não gosta. Ora você quer dormir, ora quer brincar.

Os adjuntos adverbiais de concessão fornecem à oração a ideia de concessão, autorização, tal como: todavia, contudo, se bem que, apesar de, mesmo que. Exemplos de orações com adjunto adverbial de concessão: Saímos, apesar da neve.