Como saber se a fonte é real ou nominal?

Perguntado por: adamasio7 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Entender o que é fonte real ou nominal e o que representam são alguns desses termos. O discurso do mercado considera a fonte nominal como aquela que indica uma potência em Watts maior, que não consegue atingir, enquanto a real entrega a potência declarada, mesmo que não por longos períodos.

Para sabermos de forma simples e clara qual é a real potência do produto, basta que multipliquemos os amperes (indicados pela letra A) pelo valor da coluna da corrente (+12V).

Uma ferramenta online que pode ajudar a descobrir esse valor é o Power Supply Calculator, da Cooler Master. O site possui um banco de dados atualizado com componentes de hardware, calculando o consumo com base nas especificações oficiais fornecidas pelas fabricantes.

Se houver um botão liga/desliga na traseira da fonte, não esqueça de ligá-lo! A fonte deve ligar nesse momento (a ventoinha deve começar a girar). Se não ligar, verifique se há energia na tomada onde foi conectada. Se houver energia e a fonte não ligar mesmo assim, provavelmente está com defeito.

Ou seja, você vai dividir a potência por mil e depois multiplicar esse resultado pelo número total de horas de uso. Por exemplo: se você tem um chuveiro com potência de 5.500W e o utilizou durante duas horas, então: 5.500/1000 = 5,5. 5,5 x 2 = 11 kWh.

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Fontes para notebook podem divergir em sua voltagem dependendo do modelo do seu equipamento, normalmente as fontes possuem entre 12V e 20V, este valor é específico para cada notebook. A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

12W

O cálculo de 1 Ampere para Watts poderá ser feito, por exemplo, com uma voltagem de 12V em corrente contínua. Desta forma: 1 Ampere vale quantos WattsWatts = Amperes × volts, logo 1 Ampere x 12V é igual a 12W.

Procure pelas informações de quantos Watts ela precisa no manual ou no site da fabricante. É comum que as próprias empresas sugiram uma fonte mínima para usar a placa, como 400W, 450W ou até 600W. Mas você pode usar a indicação real de consumo de energia para colocar na conta uma fração desses valores.

- Fonte de 500W consome 500W por hora.

Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação. A manifestação desses sintomas é decorrente da sobrecarga no componente.

Na maioria das vezes não leva nada junto, mas, chutando por alto, tem 10% de possibilidade de levar junto algum outro componente ou até mais de um simultaneamente: Processador, memória ou placa-mãe.

Capacidade: para 127V, a potência máxima é de 2.540W (20A x 127V = 2.540W). E para 220V, a potência máxima é de 4.400 W (20A x 220V = 4.400W).

2000W e 127V = 2000/127 = 15,8A.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Enquanto a potência RMS é padronizada em todo o mundo, a PMPO é uma bagunça total. Por exemplo, uma mesma empresa pode ter cálculos distintos para definir a PMPO aqui no Brasil e lá na Alemanha. Aqui no Brasil, definiu-se que a potência PMPO seria 3,5x a potência RMS.