Como saber se a fiação queimou?

Perguntado por: iagostinho8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Por isso, se sentir um cheiro de plástico queimado sem motivo aparente enquanto algum equipamento estiver conectado na tomada, é hora de chamar um profissional, pois isso pode ser um sinal de um curto-circuito. Fio e cabos escurecidos ou derretidos são sinais de curto-circuito.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Uma das possibilidades que indicam a queima de um disjuntor é quando o aparelho está armado, mas a energia não é transmitida. Essa situação também ocorre em casos de erro na ligação ou rompimento de fios. A ação mais comum para verificar se o dispositivo está queimado é utilizar o multímetro ou alicate amperímetro.

Para saber se há fuga de corrente, é preciso desligar a chave geral e observar se o medidor está ou não girando. Se ele não girar, quer dizer que a instalação elétrica está com defeito. Caso contrário, o problema pode estar no medidor, o que deve ser resolvido com a distribuidora de energia.

Um curto-circuito ocorre quando os potenciais elétricos entre os pontos de entrada e saída da corrente elétrica são os mesmos. Devido ao efeito Joule, caracterizado por haver um aumento da temperatura do condutor quando é percorrido por corrente elétrica, o fio superaquece.

A reclamação deve ser feita diretamente à distribuidora de energia da sua região; Todo consumidor que se sentir lesado pode recorrer ao Procon e à Justiça pedindo o ressarcimento; Em caso de queima de aparelhos elétricos, o consumidor deve apresentar uma reclamação diretamente à concessionária.

Se em sua casa, escritório ou empresa algumas tomadas funcionam e outras não, a melhor solução é chamar um eletricista. O profissional especializado poderá resolver a questão de modo seguro e prático. Se você está passando por dores de cabeça por causa disso, entre em contato conosco.

Quando ligamos um motor elétrico trifásico, temos três fases alimentando esse motor. Caso ocorra algum problema, e uma fase deixe de alimentar o motor, ficando com apenas duas fases, o motor vai queimar.

"Em casos extremos, como a água é um condutor de eletricidade, o usuário pode sofrer choque elétrico quando em contato com a região molhada ou úmida", acrescenta o engenheiro Darcio Melian, da L2C Engenharia.

A sobrecarga do sistema é um dos maiores problemas que irá causar a ativação do desarme do disjuntor. Muito comum em instalações elétricas antigas, que não foram projetadas para o perfil de consumo de energia da população atual, como a grande quantidade de equipamentos conectados a rede simultaneamente.

Como evitar um curto-circuito?

  1. Não sobrecarregue as tomadas. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante as tempestades.
  4. Faça a revisão das instalações elétricas a cada 5 anos. ...
  5. Realize manutenção no disjuntor. ...
  6. Atente-se às extensões. ...
  7. Evite fios oxidados ou desencapados.

A primeira coisa a se fazer quando o disjuntor desarma é tirar os equipamentos que estavam sendo usados da tomada (se esse for o caso) e rearmar o disjuntor novamente – seja na chave geral ou no circuito que foi prejudicado. A energia será restabelecida.

Quando o disjuntor desarma, facilmente conseguimos identificar, pois ele faz um som característico que parece um estalo, seguido de um corte de luz no circuito. Portanto, ao ouvir esse tipo de aviso, fique atento.

Disjuntores e dispositivos DR
Em condições normais, podem resistir por até 25 anos de operação. Importante: vale ficar atento para os sinais de desgaste dos componentes, especialmente quando começam a ocorrer desarmes frequentes.

Após um curto-circuito, o primeiro passo é descobrir o ponto do circuito elétrico que causou o problema. Para isso, conhecer quais instalações e tomadas estão em cada circuito da sua casa ou empresa é essencial. Desligar os aparelhos da tomada e verificar os fusíveis é outro passo importante.