Como saber se a fêmea está no cio?

Perguntado por: apeixoto9 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Afinal, como cuidar de uma cadelinha no cio?

  1. evite expô-la em locais como jardins e pracinhas;
  2. deixe o local de descanso dela bem limpinho;
  3. faça a higienização correta da região genital da cadelinha;
  4. confira se há necessidade do uso de fraldas caninas;
  5. reforce a alimentação saudável para mantê-la disposta.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

A situação de um cachorro no cio é delicada, tanto física quanto emocionalmente, pois a cachorra sente desconforto na região da genitália, faz mais xixi do que o habitual, além de se sentir irritada e distraída às vezes. Por isso é tão importante ter paciência e compreensão para cuidar dela.

O ideal é esperar até o terceiro cio, já que esta é a idade de maior fertilidade para ambos os animais. O cio dura em média 15 dias, mas é só após o oitavo dia que a fêmea está disposta a aceitar um parceiro.

Assim, quando não ocorre o encontro do espermatozoide com o óvulo, há sangramento. Com isso, já é possível perceber uma grande diferença entre as mulheres e as cachorras: as mulheres sangram se não engravidamos, mas as cachorrinhas sangram antes de engravidar!

"Quando entra no primeiro cio, o animal ainda está em desenvolvimento e precisa de proteína para crescimento e de cálcio para o fortalecimento dos ossos". Se a cadela fica prenha, os nutrientes vão para a formação dos filhotes e ocorre uma paralisação no desenvolvimento da mãe.

Dicas para afastar os machos

  1. Mantenha a cadela em casa. Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar. ...
  2. Não permita que ela saia de casa sozinha. ...
  3. Altere os horários e destinos dos passeios. ...
  4. Limpe a casa mais vezes. ...
  5. Sprays anti-cheiro.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

Estro. Para quem tem dúvidas sobre quanto tempo a cadela fica no cio e o seu período de fertilidade, o Estro é um momento importante. Com uma duração que varia de 3 a 12 dias, é neste período que a cadela está pronta para a reprodução.

O corpo da fêmea também passa por mudanças e, isso tende a ser ainda mais intenso se ela ficar prenhe. Com isso, é bem comum que a cadela choramingue um pouco, sinalizando que ela se sente desconfortável. Em geral essa vocalização tem como intuito aliviar o desconforto.

Essa conduta de subir em outros animais e simular o ato sexual pode acontecer por uma série de razões diferentes, como estresse, dominância e até diversão. O ato também pode indicar alguns problemas de saúde e comportamentais.

Não há nenhum impedimento em ter mãe e filho juntos, porém não é recomendável que eles cruzem. Porque se houver cruzamento entre eles, ocorrerá consanguinidade, isto é, cruzamento entre parentes próximos: mãe e filho, pai e filha e entre irmãos.

A sentença considerou que nas relações envolvendo a cruza de cães de raça, a tradição e o costume determinam que o dono do macho tem direito de escolher primeiro o filhote de sua preferência, ficando os outros para o dono da fêmea, salvo se expressamente for realizado ajuste em sentido diverso.

Não há nenhum truque para fazer uma cadela cruzar. Os animais agem de acordo com a experiência, aprendizado e etologia. Quando um animal não quer fazer algo, ele jamais deve ser forçado, pois cada um precisa de tempos diferentes para fazer determinadas coisas.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

A partir de que idade os cães podem cruzar? Veterinários recomendam que o cruzamento de cachorro só aconteça a partir do 3º cio para as fêmeas e depois dos 18 meses de vida para os machos.

Para evitar ou anular o estro (cio) de cadelas: 1 comprimido para cada 10 Kg de peso corpóreo/dia por 8 dias. Os comprimidos devem ser administrados assim que se apresentarem as características do cio. As manifestações do cio desaparecem entre 2 a 3 dias após o início da medicação.

Assim como o primeiro cio não tem data certa para acontecer, a frequência do ciclo é diferente para cada pet. De acordo com o Dr. Rafael, “normalmente, o cio se repete a cada 6 ou 12 meses”.