Como saber se a estrutura é polar ou apolar?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.

A questão da polaridade das moléculas tem relação com o fato de o composto ter ou não áreas com cargas diferentes (positiva e negativa). Moléculas que em polos são chamadas de polares e as moléculas que não têm polos são nomeadas como apolares.

Temperaturas extremamente baixas durante quase todo o ano; Baixa umidade do ar; Predominância de geleiras; No verão e inverno existem períodos de luz ou escuridão que duram 24 horas.

Quando uma molécula é formada por átomos de um único elemento químico, não há diferença de eletronegatividade e a molécula é apolar.

A glicose precisa entrar nas células, para que elas obtenham a energia necessária para seu funcionamento. Como a glicose se mistura facilmente com a água, deve ser hidrofílica, e portanto, polar.

O CO2 tem duas ligações polares, pois o oxigênio é mais eletronegativo que o carbono. Como a molécula é linear, a atração eletrônica do oxigênio “da esquerda” é contrabalançada pela atração do oxigênio “da direita” e, como resultado, temos uma molécula apolar.

De acordo com a escala de Pauling, o “Cl” se encontra em uma extremidade e o “H” na outra, ou seja, estão bem afastados. Por isso a molécula de HCl é classificada como polar, pois os elementos que a formam possuem eletronegatividades distintas.

A molécula H2S é polar porque possui ligações covalentes polares entre o átomo de hidrogênio e o átomo de enxofre, e a geometria molecular é angular, o que resulta em uma distribuição desigual de cargas elétricas na molécula.

Essas moléculas não possuem regiões com cargas parciais positivas ou negativas, então elas não são atraídas eletrostaticamente pelas moléculas de água. Assim, em vez de dissolver-se, substâncias apolares (como, por ex., os óleos) permanecem separadas e formam camadas ou gotículas quando acrescentadas à água.

O que é Apolar:
Na química, a polaridade das moléculas orgânicas está relacionada com a intensidade da eletronegatividade dos átomos que formam estas moléculas. Quando não há diferença entre a eletronegatividade dos átomos, esta molécula é considerada apolar.

O teste da solubilidade de uma substância orgânica é realizada em água, NaOH 5%, NaHCO3 a 5%, HCl 5% Fria, H2 SO4 concentrado. Uma substância é considerada "solúvel" se dissolve na medida de 3,3 g/100 ml de solvente. Esses testes podem fornecer três tipos de informação: A presença de um grupo funcional.

ao norte, na região do Círculo Polar Ártico estão as geleiras do Ártico, a Groenlândia, uma boa parte do norte do Canadá e Alasca, bem como a porção norte da Rússia (Sibéria). ao sul, no Círculo Polar Antártico está o imenso continente montanhoso da Antártida.

Se fôssemos fazer uma comparação: qual ligação, a covalente ou iônica, possui maior polaridade? A ligação iônica apresenta polarização máxima, ou seja, nenhum outro composto é mais polarizado que o composto iônico.

Cada ligação de uma molécula poliatômica pode ser polar, mas a molécula como um todo pode ser não-polar ou apolar se os dipolos das ligações individuais se cancelarem. Experimentalmente, quando uma molécula se orienta na presença de um campo elétrico externo é considerada polar, caso contrário é apolar.