Como saber se a espinha e hormonal ou não?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Na semana anterior à menstruação, a sua pele começa a produzir mais sebo. Isso acontece porque há uma alteração no equilíbrio hormonal durante o ciclo menstrual. Durante a primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante é o estrogênio.

Tratamento da acne hormonal
Neste caso, a medicação mais usada é a espironolactona. Uma outra possibilidade é o uso de anticoncepcionais orais combinados. Atualmente, o mercado disponibiliza anticoncepcionais de baixa dose com excelentes efeitos no controle da oleosidade da pele.

Controlar o estresse. Observar o que você aplica na pele [evitar produtos que obstruam os poros]. E ter disciplina, ou seja, tirar um momento da sua noite pra cuidar da sua pele. Usar bons produtos que podem ser poucos mas de boa qualidade.

Deve comer alimentos inteiros e seguir uma dieta rica em nutrientes, a dieta anti-inflamatória é uma das melhores maneiras de tratar e prevenir a acne naturalmente. Dado que a inflamação causa a acne, escolher alimentos que reduzem a inflamação é crucial.

Tomar pílulas anticoncepcionais contendo progestina e estrogênio pode reduzir os níveis de andrógenos em seu corpo. Isso pode reduzir a produção de sebo, diminuindo a gravidade da acne.

Antibióticos tópicos contra acne
A prescrição de antibióticos tem como objetivo reduzir a população da bactéria Propionibacterium acnes, que é responsável pelo processo inflamatório que dá origem à espinha. Os antibióticos tópicos mais usados são o peróxido de benzoíla, clindamicina, eritromicina ou ácido azeláico.

Os medicamentos eficazes utilizados no tratamento de acne incluem:

  • retinóides tópicos.
  • peróxido de benzoíla.
  • antimicrobianos tópicos.
  • ácido azeláico.
  • antibióticos orais.
  • isotretinoína oral.
  • antiandrogens oral.

O estrogênio está associado ao aumento da produção de colágeno, à espessura e hidratação da pele, cicatrização de ferimentos e também melhora a função de barreira da pele (5, 6).

Para ajudar a manter seus hormônios em equilíbrio, as especialistas indicam incluir esses 5 hábitos simples na sua vida:

  1. Cuidar da sua saúde intestinal. ...
  2. Começar o dia consumindo uma gordura boa. ...
  3. Fazer suplementação de Ômega-3. ...
  4. Incluir alimentos que melhoram a ação estrogênica. ...
  5. Cuidar da qualidade do sono.

A acne é desencadeada por alterações hormonais. Chocolate, batata frita e cerveja podem não fazer bem para a saúde, mas eles não são a causa das espinhas. No entanto, produtos como leite e seus derivados e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) podem influenciar no surgimento da acne.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Neutrogena

A Neutrogena é uma das marcas mais populares e do mercado, e sua linha de combate à acne é sempre indicada por blogueiras do mundo da beleza. A proposta do sabonete para acne da Neutrogena é limpar, reduzir e tratar as espinhas sem agredir a barreira natural da pele.