Como saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

A única maneira de saber se sua empresa está dando lucro ou prejuízo é por meio da reunião de todos os dados e verificação dos mesmos. Assim, o empresário pode ter ciência e conhecimento dos resultados da empresa dentro de certo mês, trimestre, semestre e até mesmo anualmente.

A única forma de você saber o resultado da sua empresa, conhecer seu lucro ou saber se está tendo prejuízo, é elaborando uma DRE. Esse relatório pode ser determinante para a sobrevivência da sua empresa.

Assim, basta aplicar a fórmula mais condizente: tanto de lucro bruto ou de lucro líquido, que são:

  1. Lucro bruto = Receitas totais – Custos variáveis;
  2. Lucro líquido = Receita total – Custo total.

Analise o fluxo de caixa
Outra forma de saber se seu negócio está no vermelho é analisando atentamente o fluxo de caixa. É a ferramenta que controla as entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, isso por um período determinado.

Sinais de que a sua empresa está crescendo

  1. Sua empresa está há mais de três anos no mercado. ...
  2. Seu retorno sobre os investimentos na empresa estão estáveis ou crescentes. ...
  3. A equipe tem crescido ou precisa crescer. ...
  4. Você paga cada vez mais impostos. ...
  5. Soluções básicas e gratuitas já não te servem mais.

O mais comum é que elas precisem de alguns meses ou até mesmo anos para alcançar o ponto de equilíbrio e começar a ter o retorno de investimento. O importante é saber que o processo leva tempo e que, se ter uma empresa lucrativa fosse fácil, qualquer pessoa seria dona de seu próprio negócio.

A capacidade da empresa em gerar caixa deverá ser mensurada através da sua própria operação, sem contar com outros tipos de receitas que não sejam exclusivamente provenientes de sua atividade como: valorização do dólar, prêmios de fornecedores, engenharia financeira, fiscal e tributária.

A margem ideal de lucro em vendas depende do ramo de atuação da empresa, mas, no geral, estima-se que lucro deve ser de 20% a 30% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que possui variáveis muito específicas.

7 dicas de como avaliar a situação financeira de uma empresa

  1. 1 – Rentabilidade. ...
  2. 2 – Faturamento Bruto e Líquido. ...
  3. 3 – Custos fixos e variáveis. ...
  4. 4 – Ticket Médio. ...
  5. 5 – Nível de endividamento. ...
  6. 6 – Ponto de equilíbrio. ...
  7. 7 – Demonstração do Resultado do Exercício – DRE.

4 dicas para avaliar a situação econômica e financeira da sua empresa

  1. Analise o Balanço Patrimonial.
  2. Faça uma análise conjunta à DRE.
  3. Saiba quais são os principais indicadores econômicos e financeiros.
  4. Conte com profissionais qualificados e experts no que fazem.

10 Dicas de como identificar problemas em uma empresa

  1. Adote um sistema de gerenciamento de processos. Utilizar um sistema de gerenciamento de processos é fundamental para a identificação de potenciais gargalos. ...
  2. Invista na qualificação dos seus colaboradores. ...
  3. Atenção aos dados. ...
  4. Valide as informações.

É possível emitir a Certidão e consultar possíveis débitos diretamente no site da Receita Federal. No campo “Serviços”, clique em “Certidões e Situação Fiscal” e em “ Certidão Negativa de Débito”. Caso haja algum valor pendente é possível emitir a guia para pagamento no próprio site.

Relação entre preço e lucro (P/L)
Um dos indicadores mais utilizados para saber se uma ação está cara ou barata é o P/L, que é obtido dividindo o preço atual da ação pelo valor do lucro por ação nos últimos 12 meses. Essa métrica indica quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros de uma empresa.

Portanto, para saber se uma empresa pode estar cadastrada dentro do regime do MEI, basta fazer uma verificação do seu CNPJ. Isso pode ser feito na hora e de maneira gratuita pelo site da receita federal, sendo a única informação necessária, o número do CNPJ.