Como saber se a empresa é cadastrada como empresa cidadã?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Nos detalhes de empresas inscritas, aparecerá a informação abaixo da razão social. Na lista de resultados, aparecerá a mãozinha do símbolo da Empresa Cidadã, e ao passar o mouse, link para explicativo.

As empresas que quiserem participar do Programa Empresa Cidadã devem buscar o atendimento virtual da Receita Federal (e-Cac). É necessário ter código de acesso ou certificado digital. Após a adesão, o cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

No caso da licença maternidade, os primeiros 120 dias serão pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e os 60 dias da prorrogação serão pagos pelo empregador.

Para ter direito ao benefício de 6 meses de licença, a empregada deverá pedir uma prorrogação desta até o final do primeiro mês após o parto ou adoção. Caso a empresa contratante seja participante do Programa Empresa Cidadã, como já mencionado, o tempo também pode se entender, de acordo com a Lei 11.770/08.

O que é? Solicite adesão ao Programa Empresa Cidadã destinado a prorrogar por sessenta dias a duração da licença-maternidade e por quinze dias a licença-paternidade.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui a licença parental remunerada de 180 dias destinada às mães, aos pais e a todas as pessoas em vínculo socioafetivo com a criança.

O Programa Empresa Cidadã contempla benefícios como a licença-maternidade e a licença-paternidade. O Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei nº 11.770/2008, foi criado, inicialmente, para prorrogar a licença-maternidade mediante a concessão de incentivo fiscal às empresas inscritas no referido programa.

Se a trabalhadora necessitar de um tempo a mais, pode solicitar a prorrogação desse prazo, o que caracteriza a licença-maternidade estendida. Para isso, a empresa deve ter aderido ao programa Empresa Cidadã, desenvolvido pelo Governo Federal.

Quais os benefícios de ser uma Empresa Cidadã? As empresas de Lucro Real poderão deduzir do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) devido, em cada período de apuração, o total da remuneração da empregada pago no período de prorrogação de sua licença-maternidade, sendo vedada a dedução como despesa operacional.

O salário-maternidade é pago pelo empregador, no caso das trabalhadoras com carteira assinada. Para quem contribui por conta própria, a responsabilidade do pagamento é do INSS. O valor é igual à remuneração integral da funcionária no momento do afastamento.

Mês da Mulher: contagem da licença-maternidade começa a partir da alta da mãe ou do recém-nascido.

Sim, as funcionárias contratadas pelo regime MEI também têm direito de receber o salário maternidade. Para receber o benefício, será preciso solicitar pelo MEU INSS, ou seja seguir as regras para empregadas avulsas e/ou domésticas.

Dessa forma, se um colaborador é afastado por motivo de doença, acidente, maternidade, estudos, não há obrigação legal do empregador continuar concedendo cesta básica/vale-refeição, mas caso a empresa queira fazê-lo, por liberalidade, poderá descontar o benefício.

Neste caso, o valor do benefício será o valor do seu último salário de contribuição. Se este é o seu caso, o valor do Salário-Maternidade será sempre de 1 salário-mínimo (que em 2021 é referente a R$ 1.100,00).

Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.

Depois do parto ou da adoção, a constituição garante mais 5 meses de estabilidade após licença maternidade – ou seja, esse prazo começa a contar somente a partir do nascimento ou da efetivação da adoção.

Gestantes deverão ter em mente o seguinte:
Transportar regularmente cargas de cinco quilos ou, ocasionalmente, de dez quilos, também deve ser evitado. Além disso, trabalhar 8,5 horas por dia ou 90 horas em duas semanas não deve ser excedido.

Com base na Lei n° 8.213, de 1991, quem paga pelo auxílio-maternidade é o empregador. Contudo, posteriormente, ele pode abater o valor ao fazer a guia mensal do INSS. As férias, por sua vez, são de responsabilidade exclusiva da empresa e, por isso, é preciso uma boa organização para evitar confusões.

Licença-maternidade de seis meses no setor privado é aprovada e segue para a Câmara. A licença-maternidade para celetistas deve passar de 120 para 180 dias.

Guia Trabalhista
A empregada gestante tem direito à licença-maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego e do salário. O salário-maternidade é devido à segurada da previdência social, durante cento e vinte dias, com início vinte e oito dias antes e término noventa e um dias depois do parto, podendo ser prorrogado.

Ao todo, são 39,6 milhões de trabalhadores que têm carteira assinada no país. Assim, se o pai não trabalhar em uma empresa que integre o Programa Empresa Cidadã, ele terá somente 5 dias de licença paternidade. Ou seja, na realidade a regra antiga (art. 7º, inciso XIX da Constituição de 1988 c/c art.