Como saber se a dor no pescoço e muscular?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  1. dificuldade para movimentar a cabeça;
  2. rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  3. sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  4. dor de cabeça;
  5. fraqueza nos braços;
  6. formigamento na ponta dos dedos da mão;
  7. dormência.

Na maioria dos casos, a dor da radiculopatia cervical começa no pescoço e desce pelo braço na área servida pelo nervo danificado. Essa dor geralmente é descrita como ardente ou aguda. Certos movimentos do pescoço – como estender ou esticar o pescoço ou virar a cabeça – podem aumentar a dor.

Uma das primeiras medidas que podem aliviar a dor no pescoço e ombro são os alongamentos. De fato, os alongamentos ajudam a aliviar a contração excessiva da musculatura da região, aliviando os sintomas.

Na maioria das vezes, a dor no pescoço não é uma condição séria e costuma passar dentro de alguns dias.

Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Em regra, os remédios mais comuns para amenizar e tratar as dores no ombro e pescoço são:

  • Dipirona;
  • Novalgina;
  • Tramal;
  • Tylenol;
  • paracetamol:
  • injeção com corticosteróides.

Esse tipo de dor frequentemente é causado por nervos irritados – por exemplo, porque um dos discos da coluna vertebral na região do pescoço mudou e está pressionando um nervo. Isso também pode afetar os reflexos do braço e a força muscular ou resultar em uma sensação de formigamento.

O que é a tendinite no pescoço? A tendinite no pescoço é uma inflamação do músculo longus colli (músculo longo do colo) e é uma lesão que cria dor local, que pode também alastrar para toda a musculatura em redor. Esta dor é muitas vezes acompanhada de espasmos e fadiga na zona, que piora com o movimento.

indisposição física; câimbras e espasmos musculares; risco de evoluir para problemas mais graves; limitação dos movimentos ou, até mesmo, do membro afetado.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

A dor na nuca e enjoo podem indicar fome, gravidez, desidratação, cefaleia ou exposição solar. No entanto, pacientes com doenças como crise de hipertensão, aneurisma e tumores também possuem esses sintomas.

Dor no pescoço pode ser um sintoma de estresse
A principal é a chamada “dor miofascial”, também conhecida como “dor muscular”. Para o médico, ela se caracteriza principalmente por pontos de tensão muscular associados à sensação de formigamento ou à dor exacerbada nessas regiões.

A dor no pescoço ou na nuca de início súbito (agudo) é um tipo comum de dor. Na maioria dos casos, a dor na nuca não está relacionada a uma doença grave ou lesão do pescoço. Entretanto, a causa exata para a dor na nuca nem sempre é clara, por isso é muitas vezes referida como cervicalgia inespecífica.

Dor no pescoço Evite dormir de barriga para baixo e tente deixar o seu pescoço em uma posição neutra. Se aliada com o nivelamento do pescoço com a coluna, dormir de costas pode ser a melhor opção.

Dor de cabeça intensa e dificuldade de encostar o queixo no peito pela rigidez no pescoço são sinais clássicos de meningite e a pessoa que apresentar esses sintomas deve apressar-se em buscar atendimento médico.

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

dor muscular: é menos intensa que a dor óssea, podendo ser uma cãibra, lesão muscular, perda de fluxo de sangue no músculo, infecção ou tumor; dor no tendão e ligamento: também de menor intensidade, mas se agrava quando o tendão ou o ligamento é alongado ou movimentado.

Quando a dor permanece mesmo após o descanso ou dura mais de três dias, evite as soluções caseiras e a automedicação. Mesmo uma inflamação muscular leve pode ser sintoma de um quadro maior. Doenças como fibromialgia, esclerose múltipla e lúpus têm as dores musculares como um de seus sintomas.