Como saber se a dor e no estômago ou no intestino?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Se você estiver sentindo dor abdominal, a localização exata da dor e quaisquer outros sintomas que você possa ter podem sugerir a causa. Se você sentir dor na região do estômago ou na parte inferior, provavelmente ela está vindo do intestino.

- Desconforto, queimação ou dor na parte superior do abdômen; - Empachamento (sensação de estar com a barriga cheia ou pesada, mesmo comendo pouco); - Distensão abdominal; - Náuseas ou vômitos.

Porém, é bastante indicado procurar ajuda de um profissional quando a dor for persistente e forte, ou se houver vômito com presença de sangue e/ou fezes pretas com odor muito intenso. Situações como essas podem ser indicativo de doenças como gastrite, úlcera, pancreatite, câncer no estômago, entre outras.

Geralmente, as crises começam com cólicas leves e súbita vontade de evacuar, combinadas a fezes com muco (catarro) e/ou sangue. Episódios exacerbados causam ainda diarreia repentina e forte, febre alta e dores acentuadas na parte de baixo da barriga.

Antiácidos, analgésicos e antibióticos podem aliviar o desconforto estomacal.

Blog

  1. Você está constipado. ...
  2. Você tem desconforto intestinal crônico. ...
  3. Você sente inchaço e gases depois de comer certos alimentos. ...
  4. Você sente que não esvazia o intestino completamente. ...
  5. Você tem diarréia crônica. ...
  6. Você tem fadiga inexplicada. ...
  7. Seu humor sofreu uma alteração para pior. ...
  8. Você fica doente constantemente.

Gases causam dor nas costas, já que quando estão presentes em excesso, se alojam por toda a cavidade abdominal, causando inchaço e comprimindo outros órgãos na região. Além disso, também causam cólicas no órgão, que são sentidas nas costas.

Essa dor pode vir acompanhada de azia ou queimação. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de refeição pesada e gordurosa. Perda do apetite, náuseas, vômitos (com ou sem sangue) e presença de sangue nas fezes também são sintomas de Gastrite.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

Sintomas da gastrite
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na “boca do estômago” que pode irradiar-se para outras regiões do corpo e confundir-se até com a dor do infarto, por exemplo.

O paciente com câncer de estômago pode apresentar perda do apetite, sensação de empachamento, náuseas, vômitos (com ou sem sangue),perda de peso, entre muitos outros desconfortos. Pode-se perceber que não são sintomas específicos, mas bastante comuns.

Dor de estômago e diarreia
Podem ser sintoma de gastroenterite, sendo que é recomendado beber muitos líquidos, como água, soro caseiro ou chá e tentar estimular o apetite com alimentos leves, como biscoito maisena, arroz branco ou fruta, por exemplo.

O intestino delgado é dividido em duodeno, jejuno e íleo. Juntos, eles podem ter mais de 6 metros de comprimento. O duodeno e o jejuno são encontrados no quadrante superior esquerdo, enquanto o íleo está no quadrante inferior direito do abdome.

Diagnóstico: pode ser feito através do rastreamento que inclui exames como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonografia e a colonoscopia. O rastreamento está indicado para toda a população a partir dos 45 anos ou mais precocemente em pessoas com parentes de primeiro grau com história de câncer de intestino.

Os sintomas tendem a ir e vir com o tempo, e podem durar dias, semanas ou meses. Normalmente, trata-se de uma condição para a vida que pode ter impacto na vida do doente. Apresentamos alguns sintomas frequentes de SII: Dor de estômago ou cólicas que, geralmente são piores depois de comer e melhoram depois de defecar.

Doença inflamatória intestinal (DII)
Os principais tipos são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Um estudo de 2022 em Mayo Clinic sugere que pessoas com DII têm muito mais probabilidade de ter dor na barriga e nas costas ao mesmo tempo do que pessoas sem a doença6.

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos
As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.