Como saber se a diarreia é infecciosa?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A diarreia infecciosa está frequentemente associada a sintomas como náuseas, vômitos, cólicas, sensação de estufamento, gases e febre. Além disso, podem aparecer sangue, muco e pus nas fezes.

Sintomas da Disenteria Bacteriana
O principal sintoma é a diarreia, muitas vezes acompanhada de sangue ou muco. No entanto, outros sintomas podem aparecer, como: aumento da frequência para evacuar, náuseas e vômitos que podem conter sangue, cansaço, desidratação e falta de apetite.

A diarreia infecciosa, tanto por vírus quanto por bactéria, dura em média de 3 a 7 dias. O que difere entre elas são as suas características, por exemplo, a bacteriana costuma apresentar maior número de evacuações, pode apresentar sangue ou pús nas fezes e febre também é mais comum de ocorrer.

De forma geral, a diarreia dura entre 3 a 4 dias, no entanto, caso dure mais dias ou surjam outros sintomas, é importante ir ao médico, pois a diarreia pode estar a ser causada por uma infecção, que deve ser tratada com o uso de medicamentos.

A infecção intestinal é a causa mais comum de diarreia aguda nos adultos e de transmissão fecal-oral. Geralmente ela surge após o consumo de alimentos ou água contaminados, às vezes resultando em surtos com indivíduos afetados.

Assim, caso seja recomendado, o médico por orientar o uso de amoxicilina, ciprofloxacina, doxiciclina ou metronidazol, que devem ser usados de acordo com a orientação do médico. Em alguns casos, dependendo do agente infeccioso, pode ser recomendado o uso de antiparasitários, como albendazol ou mebendazol.

O uso de antibióticos é indicado na disenteria por Shigella, na salmonelose em imunodeprimidos, na suspeita de sepse e nas infecções por parasitas específicos.

Antibióticos: devem ser usados somente para casos de diarreia com sangue (disenteria) e comprometimento do estado geral ou em casos de cólera grave. Em outras condições, os antibióticos são ineficazes e não devem ser prescritos.

A diarréia prolongada, que dura mais que 2 dias, pode ser sinal de problema mais sério, e apresenta risco de desidratação. Diarréia crônica pode ser um sinal de alguma doença crônica. Diarréia pode causar desidratação, o que significa que falta ao corpo fluido suficiente para funcionar apropriadamente.

A loperamida, uma droga que reduz a motilidade intestinal, pode ser utilizada para tratamento sintomático em pacientes com diarreia aguda que não apresentam febre ou sangue nas fezes. Para esses casos, são indicados 4 mg (2 cp.)

A infecção viral é a mais comum e altamente contagiosa, seus principais agentes são Rotavírus, Norovírus, Astrovírus, Adenovírus e Sapovírus. Já a gastroenterite bacteriana é frequentemente associada à contaminação de água e alimentos e podem ser ligadas às bactérias Salmonella, E.

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

Fica fácil se confundir, mas dá para perceber alguns sinais. Na virose intestinal, as fezes são mais pastosas e a febre mais baixa, pode haver tosse e dor de garganta. Já na intoxicação alimentar, as fezes são mais aquosas e a febre bastante elevada, podendo durar alguns dias.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

A maior chance é que seja um quadro de gastroenterite viral (virose) ou intoxicação alimentar. Embora a maioria dos casos melhore sozinho, sugiro que procure um gastroenterologista para receber medicações para aliviar os sintomas no período e proceder investigação caso o quadro persista ou piore.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...