Como saber se a diarreia é Covid?

Perguntado por: apeixoto4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Diarreia é sintoma de COVID-19 e devemos estar atentos a outros sintomas que acompanham essa condição.
...
Os mais comuns são:

  1. Tosse;
  2. Febre;
  3. Coriza;
  4. Dor de garganta;
  5. Dificuldade para respirar;
  6. Perda de olfato (anosmia);
  7. Alteração do paladar (ageusia);
  8. Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia);

Os sintomas já são conhecidos e se assemelham a um quadro de rinossinusite. As principais queixas dos pacientes são dor de garganta, coriza, obstrução nasal e dor de cabeça. As sequelas, como fadiga e dor de cabeça, podem causar desconforto por semanas ou até meses depois da infecção.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

A diarreia ocorre, pois o vírus SARS-CoV-2 utiliza a enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2) como receptor para sua entrada nas células do organismo. Ele infecta principalmente as células pulmonares, mas também é comum que atinja o sistema gastrintestinal, que também possui receptores ECA2 na mucosa intestinal.

A diarreia líquida aguda (duração de menos de quatro dias) sem sinais de alerta geralmente é causada por uma infecção viral, sendo que pessoas que pareçam estar bem no demais não necessitam exames.

Tipos de diarreia

  • Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração.
  • Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração.
  • Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

Os sintomas da gastroenterite bacteriana costumam ser os mesmos da gastroenterite viral, com exceção ao sangue nas fezes, que normalmente não é observado nas infecções virais. O tratamento da gastroenterite bacteriana é feito com medicamentos para controlar a dor, a febre e os vômitos (antieméticos).

“Para evitar esse quadro, é essencial a ingestão de líquidos como água, chás, água de coco e sucos naturais. Além disso, nessa lista, pode-se incluir também o soro caseiro. Ele atua na reidratação e contribui para o organismo se recompor.

A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.

O tempo de sobrevivência irá depender das características dessa superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias. Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre.

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Causas: Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

A avaliação médica pode ser importante sempre que o problema se prolongue no tempo. Num adulto, a diarreia é um dos principais motivos de consulta em gastrenterologia. A diarreia pode ser aguda (quando dura alguns dias e tem como causa principal infeções virais) ou crónica.

A virose gastrointestinal é a que provoca quadros de diarreia aguda, vômitos, náuseas e cólicas. A febre baixa também é um sintoma comum nesse caso. O rotavírus é um dos principais causadores desse tipo de infecção, atingindo principalmente bebês e crianças.