Como saber se a conversa está sendo gravada?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Atente para cliques, bipes, estalos ou outros ruídos na linha. Embora este não seja sempre um método infalível para detectar o monitoramento de telefone, muitos dispositivos de gravação fazem ruídos reveladores alertando que sua chamada está sendo gravada.

Segundo ele, é lícita a gravação de conversa por um dos interlocutores, ainda que sem a ciência do outro participante, assim como a gravação feita por terceiro com a autorização de um dos interlocutores, sem o conhecimento do outro, desde que não haja causa legal de sigilo ou de reserva da conversação.

Para evitar mais problemas e impedir que você continue sendo gravado, você pode simplesmente bloquear gravações futuras. Você tem acesso a este comando a partir deste link, e pausando o botão “Atividade de voz e áudio”.

Usuários de smartphones Android podem gravar chamadas nativamente após atualização do sistema para Android 10. O recurso está presente no aplicativo Telefone, que vem instalado de fábrica em alguns modelos e pode ser baixado na Play Store.

Como acessar conversas ocultas

  1. Abra o seu WhatsApp.
  2. Role a tela de conversas até o final e escolha a opção Arquivadas. Ao tocar, todas as suas conversas escondidas irão aparecer.

Para encontrar e ouvir chamadas armazenadas, abra novamente o app 'Telefone' e acesse 'Histórico' para ter acesso à lista completa de gravações salvas no dispositivo. Selecione 'Tocar' caso queira reproduzir o conteúdo das ligações.

Quando você tenta gravar chamadas, o aplicativo Google Phone reproduz o áudio “Esta chamada está sendo gravada” em ambos os lados. É política do Google reproduzir o anúncio de gravação de chamadas no aplicativo Google Phone para preservar a privacidade dos usuários.

Você pode gravar chamadas do WhatsApp com apps para gravar a tela do celular, no Android e no iOS (iPhone). O celular da Apple possui inclusive uma opção nativa que facilita em muito o processo.

Sim. Você não pode gravar conversas alheias, em que você não está participando diretamente, principalmente se estas estiverem ocorrendo por telefone, já que isso seria invasão de privacidade. Ligações particulares só podem ser grampeadas com expressa autorização judicial.

Sim é crime, se não houver uma autorização para isso, como é chamada a gravação ilícita. No entanto, existe meios de se realizar uma gravação lícita, chamada interceptação. Esta é conseguida por meio de um mandado judicial, e pode ser usada para produzir provas para uma investigação criminal.

Acessar as gravações
Para conseguir escutar os arquivos salvos no Android, basta abrir o app Telefone e procurar o histórico de ligações para ter acesso a todas as gravações feitas e salvas no aparelho. Você pode ouvi-las ao clicar na opção "Tocar".

Basta, então, ligar para o centro de atendimento telefônico da operadora ou entrar no espaço reservado ao consumidor, na página da prestadora na internet, e solicitar a cópia da gravação. Se preferir, o consumidor pode solicitar a gravação em um estabelecimento da prestadora, presencialmente.

O cliente tem até 6 (seis) meses para solicitar a gravação, prazo que as prestadoras devem manter as ligações guardadas. As Prestadoras de Pequeno Porte, com participação inferior a 5% de mercado nacional em cada mercado de varejo em que atua, possuem a obrigação de guardar as gravações por somente 90 (noventa) dias.

Basta abrir o app do telefone no smartphone, digitar #31# e depois o número do celular dele. Bacana, né? Se for um número de outro estado ou cidade, que precisa de DDD, é a mesma coisa: #31# mais o DDD e mais o telefone.

A gravação de conversa telefônica ou captação ambiental por um dos interlocutores independentemente do conhecimento disso pelos outros. Todas essas modalidades são legais e podem ser usadas como prova em processos judiciais.

Desative a gravação automática de chamadas

  1. Abra o aplicativo do telefone.
  2. Pressione o símbolo de menu no canto superior direito e, em seguida, «Configurações».
  3. Pressione em «Gravar chamadas».
  4. Desligue «Gravação automática de chamadas».

Saiba como usar:

  1. No Android, deslize a tela para baixo duas vezes para acessar a lista de ferramentas. Em seguida, toque em “Gravador de tela”;
  2. Escolha entre gravar sons de mídia e o seu microfone. Toque em “Iniciar gravação” e aguarde a contagem;
  3. Com a gravação em andamento, abra o WhatsApp e faça sua chamada.

Vá até a pasta “WhatsApp” e, em seguida, toque sobre “Databases” – este é o local em que as mensagens trocadas ficam armazenadas. Os arquivos hospedados na pasta “Databases” correspondem às suas conversas. Porém, para que a restauração possa ser feita, os registros terão de ser renomeados.

No Android, os arquivos de mídia são salvos automaticamente na pasta /sdcard/WhatsApp/Media/ folder. Se você possui memória interna, a pasta do WhatsApp ficará dentro da "Memória interna". Se você não possui memória interna, esta pasta ficará salva no seu "Cartão SD" ou "Cartão SD Externo".