Como saber se a conta é de segundo grau?

Perguntado por: lsiqueira2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Equação do 2º grau é uma equação do tipo ax2+bx+c=0, em que a, b e c são número reais, conhecidos como coeficientes da equação. A equação do 2º grau pode ser completa, se os seus coeficientes são diferentes de 0, e incompleta, caso o coeficiente b ou c seja igual a 0.

Sempre que há letras e números separados por um sinal de igual, temos uma equação. A equação 3x + 1 = 10, por exemplo, é uma equação de 1º grau, com uma incógnita apenas. De 1º grau, porque a única incógnita presente (x) tem expoente 1, sendo que x1 = x.

Antigamente, os graus de instrução eram definidos pelos seguintes graus de escolaridade: 1º grau (ensino fundamental), 2º grau (ensino médio) e 3º grau (ensino superior).

A Função Quadrática ou de 2º Grau tem várias aplicações no cotidiano. Ela serve, por exemplo, para calcular o lançamento e o movimento de projéteis como balas de canhão e foguetes, para presumir o ângulo de reflexão de faróis de carros, conjecturar o ângulo da antena parabólica, entre outras coisas.

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

A sentença matemática da equação do 1º grau é ax + b = 0, em que a e b são números reais, e a é diferente de 0. O objetivo de escrever uma equação do 1º grau é encontrar qual é o valor da incógnita que satisfaz a equação. Esse valor é conhecido como solução ou raiz da equação.

O que é o Ensino Médio? Também conhecido como Segundo Grau, o Ensino Médio é a última etapa da educação básica brasileira. Diferente do Ensino Fundamental que dura nove anos, o Ensino Médio dura apenas três e suas séries são o 1º, 2º e 3º ano.

O grau de uma equação está relacionado com a quantidade de incógnitas que ela possui. Dizemos que uma equação é de grau 1 quando o maior expoente das suas incógnitas é 1. Uma equação possui grau 2 quando o maior expoente das suas incógnitas é 2 e assim por diante.

Para resolver uma equação do primeiro grau devemos isolar a incógnita de um lado da igualdade e os valores constantes do outro. Lembre-se que ao mudar um termo da equação para o outro lado do sinal de igual devemos inverter a operação. Por exemplo, o que estava somando passa a subtrair e vice-versa.

Na Matemática, a equação é uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas. Quem determina o “grau” dessa equação é o expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.

Normalmente, o grau de instrução é informado no currículo. No documento, portanto, é preciso conter as informações dos cursos concluídos e os que estão em andamento.

Dizemos que um sistema de equações é de 2º grau se pelo menos uma de suas equações for de 2º grau em alguma variável, ou se houver alguma equação que possua o produto de duas incógnitas, ambas de 1º grau. Normalmente para resolvermos estes sistemas, utilizamos o método da substituição ou o da adição.

A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau utilizado para encontrar raízes a partir dos coeficientes da equação. A fórmula de Bhaskara é um método resolutivo para equações do segundo grau cujo nome homenageia o grande matemático indiano que a demonstrou.

A figura dentro da raiz na fórmula de Bhaskara é nomeada de discriminante. Seu símbolo é a letra grega delta e apresenta a determinada fórmula: Fórmula da discriminante. Se o delta for maior que zero, a equação terá dois valores reais e distintos.

O lado esquerdo de uma igualdade é chamado de 1º membro da equação e o lado direito é chamado de 2º membro.

O certificado de conclusão é expedido pela instituição de ensino na qual o indivíduo estudou, entre esses certificados, o nível de escolaridade pode se dar, ao ensino fundamental ou ensino médio. Certificando que o cidadão concluiu o ensino médio ou fundamental e possui o certificado em mãos de conclusão de ensino.

Hoje em dia para conseguir o diploma do primeiro grau a distância é muito fácil. Basta ter um computador com acesso à rede e procurar por uma instituição de ensino de respeito.

Ensino Fundamental: é o antigo 1º Grau e para participar é necessário ter estudado pelo menos até a 4º série. O supletivo do ensino fundamental começa na 5º série (ou 6º ano, no modelo atual). Ensino Médio: é o antigo 2º Grau, vai da 1º à 3º série.

No ensino médio estão os adolescentes de 15 a 17 anos, que já concluíram o ensino fundamental e estão caminhando para o término da educação básica.