Como saber se a conta de luz tá barata ou cara?

Perguntado por: idiniz . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

É possível se certificar de que a cobrança da conta de luz está correta por meio da leitura do medidor de energia do seu imóvel, que é o equipamento responsável por medir o consumo de energia elétrica mensal em kWh e compará-la com a leitura que está na sua conta.

Uma alternativa de como fazer a conta de luz vir mais barata é por meio da assinatura de energia solar. Sem precisar de obras de instalação de painéis solares ou de investimento inicial, você adquire uma energia limpa, sustentável e barata. No fim das contas, a economia pode chegar ao equivalente a 10% por mês.

Como é calculada a conta de luz
A tarifa é gerada pela diferença entre a leitura do mês atual e o mês anterior, utilizando-se do Kwh para medição, de forma que é calculado o valor consumido por toda a unidade no período de leitura mensal. O kWh consumido é multiplicado pelo valor estadual da energia (veja mais aqui).

Existem algumas formas para identificar um possível gato como:

  1. Verificar se o medidor analógico continua se movendo mesmo com tudo desligado;
  2. Verificar se a luz vermelha do medidor digital continua piscando;
  3. Desconfiar em caso de conta de energia mais cara do que o habitual.

Tributos e Encargos Cobrados Na Conta de Luz. É claro que o maior responsável pelas contas de luz muitos altas no Brasil é a alta carga tributária e demais encargos cobrados nas faturas dos consumidores.

Veja agora quais são os maiores vilões da energia elétrica

  • Chuveiro elétrico. O chuveiro elétrico sempre aparece na lista dos principais vilões de energia elétrica. ...
  • Geladeira. Nem sempre a geladeira é lembrada pelos leigos como uma vilã do consumo de energia elétrica. ...
  • Ferro de passar roupa. ...
  • Micro-ondas. ...
  • Máquina de lavar.

Elas precisam secar bem." Segundo a profissional, o melhor horário para lavar roupa no inverno é de manhã. "Assim, quando o dia estiver mais quente, por volta do meio-dia, ela já estará estendida."

Descubra quais são os aparelhos que mais consomem energia...

  • Ar-condicionado.
  • Geladeira.
  • Chuveiro elétrico.
  • Videogame.
  • Micro-ondas.
  • Televisão.
  • Carregador de celular.
  • Cooktop elétrico.

Em outras palavras, com a Tarifa Branca você pagará mais caro pela energia consumida em horários de pico de energia (entre 17h e 20h) e intermediários (entre 16h e 17h e entre 20h e 21h) – tomando como referência a concessionária de energia CEMIG para este exemplo.

A lavadora de roupas e o ferro de passar também podem ser utilizados de forma racional para evitar desperdício de energia elétrica. Uma dica importante: Evite usar aparelhos elétricos no horário de pico de consumo, ou seja, no início da noite, de segunda a sexta-feira, especialmente no horário das 18h às 21h.

Os aparelhos para economizar energia funcionam em eletrodomésticos que possuem motor, como é o caso de geladeiras e freezer. Então, ao conectar esses aparelhos nos eletrodomésticos da casa, a pessoa consegue reduzir o consumo de energia. Isso porque é possível regular o fornecimento de carga para que o item funcione.

Como precisamos calcular o gasto de energia por hora (kWh), dividimos esses valores por 1000. Depois, usamos a seguinte regra: Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo em horas) = total em kWh.

Com o reajuste de 2021, preço por kWh na CPFL Paulista ficou em torno de R$ 0,92 por kWh para a tarifa residencial e R$ 0,86 kWh para tarifa comercial.

Todavia, constatado o furto ou a fraude, poderá ter o fornecimento de energia elétrica suspenso, bem como poderão ser cobrados os valores de consumo retroativos referente ao período fraudado e acrescidos de multa (que pode ser de 02% ou 30% do valor do débito).

O LED que pisca nos medidores de energia elétrica, é a energia consumida naquele instante, ou explicando de outra maneira, a cada certa quantidade de energia consumida, o LED pisca. Através deste dispositivo é possível realizar a verificação/calibração dos equipamentos.