Como saber se a compressão do motor está boa?

Perguntado por: gferrari . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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O teste de compressão relativa feito com um osciloscópio pode ser usado para determinar se há uma perda de compressão rapidamente. Ao medir o consumo de corrente da bateria do motor de partida, a forma de onda mostra o motor de partida girando o virabrequim e o evento de compressão dentro do cilindro.

A taxa de compressão varia em função do combustível, gasolina: dependendo da octanagem, entre 8:1 e 10,5:1. etanol: entre 11,5:1 e 14,5:1. combustível diesel: entre 15:1 a até 18:1.

O rebaixamento do cabeçote é a forma mais usual de aumentar a taxa de compressão. A redução pode ser obtida por um cabeçote mais alto, usinagem da câmara de combustão ou, até certo ponto, por uma junta de cabeçote mais espessa.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

A taxa de compressão ideal para a queima de etanol e de gasolina varia: a gasolina prefere taxa menor, de até 10,5:1 em motores aspirados, enquanto o poder calorífico do etanol é melhor aproveitado com taxa entre 11,5:1 e 12,5:1.

Podemos então concluir que quanto maior for a razão de compressão, mais eficiente será o motor e maior será a sua potência para um determinado consumo de combustível obtendo um melhor aproveitamento energético.

11,5:1

O motor flex é um motor a gasolina recalibrado para aceitar também o etanol. Para isso, conta com uma taxa de compressão média para que possa funcionar com os dois combustíveis, geralmente variando entre 10:1 e 11,5:1.

Se taxa de compressão é suficientemente elevada, antes de atingir o ponto de máxima compressão, ocorre a auto ignição (a combustão da mistura), isto é, antes de ser deflagrada a centelha na vela de ignição, a mistura explode.

Isso quer dizer, basicamente, que a ignição se daria pela alta taxa de compressão do motor, dispensando velas de ignição para iniciar o tempo de explosão do motor. É mais ou menos o que acontece em motores diesel, que são mais eficientes em aproveitamento de energia (mas não em emissões de poluentes).

A taxa de compressão é um conceito intrínseco aos motores a combustão interna. É um valor numérico adimensional representando a proporção entre o volume aspirado somado ao volume da câmara de combustão em relação ao volume da câmara de combustão.

O procedimento mais comum para medir a resistência mecânica do concreto de acordo com os parâmetros mínimos de aplicação é o ensaio de compressão. O teste é feito em laboratório e consiste na aplicação de força axial compressiva no corpo de prova da qual se traça um gráfico de tensão por deformação.

O motivo mais comum para isso é a exposição a temperaturas muito altas para a vedação. Esteja avisado que não se trata apenas da temperatura ambiente ao redor do cilindro: o próprio pistão pode gerar calor substancial por meio de movimento e fricção, causando desgaste na vedação.

Relação de compressão em motores diesel e gasolina. Um dos motivos pelo qual o motor diesel é mais eficiente que uma gasolina é que seu taxa de compressão é maior.

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Motor fundido: veja os sinais que indicam que ele está com problemas sérios

  1. Luzes de verificação no painel. ...
  2. Barulhos e ruídos. ...
  3. O motor apresenta instabilidade. ...
  4. Marcas de óleo são visíveis no chão. ...
  5. Odores repentinos dentro do veículo. ...
  6. O consumo de combustível aumenta. ...
  7. Perda de potência. ...
  8. Fumaça “colorida” no cano de escape.

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