Como saber se a comida está envenenada?

Perguntado por: rvasconcelos6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Envenenamento por ingestão

  1. Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca.
  2. Odores incomuns da respiração, no corpo, nas roupas da vítima ou do ambiente.
  3. Hálito com odor estranho.
  4. Transpiração abundante.
  5. Queixa de dor ao engolir.
  6. Queixa de dor abdominal.
  7. Náuseas, vômito, diarreia.

Mas então, qual a diferença entre intoxicação e envenenamento? A intoxicação se dá quando os efeitos de uma determinada substância dentro do organismo são mais leves, já no envenenamento, os efeitos são mais agudos, ou seja, o corpo fica mais debilitado, porque os efeitos são mais fortes.

diminuição ou retenção do fluxo urinário; – hemorragias (sangramentos); – lesões na pele, vermelhidão ou queimaduras; – enjôos, vômitos, muito suor, salivação e convulsões.

Como agir em caso de envenenamento:
Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente.

A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

O envenenamento por produtos líquidos ou sólidos através da ingestão é o mais comum, mas há também o envenenamento por gases, que se dá pela inalação, e o envenenamento por meio do contato com a pele e com os olhos.

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

O leite é uma substância de pH neutro, bem mais alto que o pH do estômago. Se o seu pet ingerir um veneno ácido, o leite irá neutralizar e retardar a absorção. Mas, se o veneno for de caráter básico, o leite irá potencializar o efeito e acelerar a absorção, podendo matar o animal rapidamente.

Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência. Hálito com odor estranho.

Os sintomas típicos de intoxicação por 'chumbinho' são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, ...

Se o cachorro ou gato ingerir Chumbinho, a primeira coisa a ser feita é uma lavagem estomacal, usando sulfato de atropina para tentar inibir os sinais provocados pelo aldicarb. Também é recomendado uma soroterapia para tentar eliminar o veneno rapidamente.

Fase da toxicocinética: absorção, distribuição, metabolismo e excreção de toxicantes.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

A toxina é injetada no corpo da vítima através da pele intacta. Exemplo: cobras, aranhas, escorpiões, águas-vivas e peixes peçonhentos, como o peixe-leão, o mangangá e a raia. Veneno: é uma substância (toxina) de origem animal, vegetal ou mineral, porém não é produzida por glândula e não é inoculada naturalmente.

Botulismo alimentar:
Ocorre por ingestão de toxinas em alimentos contaminados e que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada.

Mineralograma: o exame que detecta intoxicação por metais pesados.

Infelizmente, não existe um remédio para a intoxicação. Ou seja: é necessário aliviar os sintomas e esperar. Comer alimentos leves e beber bastante água é essencial para evitar o ciclo da doença. O maior perigo da intoxicação é a desidratação, por isso, água, água de coco, soros e frutas são recomendados à vontade.

O Ministério da Saúde preconiza que, na vigência de certeza de uma intoxicação alimentar cursando com diarreia aguda, estão contraindicados antieméticos e antipiréticos.