Como saber se a coluna está desalinhada?

Perguntado por: alima . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

O desalinhamento de coluna pode acarretar:

  1. dores e incômodos contínuos na coluna;
  2. dores de cabeça;
  3. dores no pescoço, joelho e quadril;
  4. mobilidade reduzida: desconforto em alguns movimentos, e até ao caminhar;
  5. problemas no nervo ciático;
  6. problemas respiratórios;
  7. fratura de vértebras.

Entre os sintomas, podemos citar os que são visíveis a observação, como um ombro mais alto do que o outro, uma perna mais curta que a outra ou um lado do quadril mais alto que o outro, além de uma intensa sensação de fadiga nas costas.

Seu cirurgião pode optar por colocar um ou mais implantes em seu espaço de disco, como ALIF e XLIF. Estes podem incluir implantes hiperlordóticos que podem ajudar a restaurar a altura adequada do disco, bem como a lordose na parte inferior das costas.

A ressonância magnética da coluna é um exame por imagem que permite uma excelente acuidade diagnóstica em diversas patologias, como como hérnia de disco, artrose, deslizamentos vertebrais, aperto na coluna, fraturas, escoliose, doenças inflamatórias e tumores benignos ou malignos.

Deite-se no chão, virado pra cima, encostando totalmente as suas costas e então dobre os joelhos. Estique seu braço ao lado do corpo com a palma da mão virada pra cima. Respire profundamente e note como isso afeta as curvas da sua coluna que estão em contato com o chão.

Abaixo, ela indica alguns exercícios:

  1. Prancha isométrica. Fique na posição de prancha, apoiado nos cotovelos e dedos dos pés, corpo inteiramente alinhado do calcanhar até a ponta da cabeça. ...
  2. Super-homem em isometria. ...
  3. Swimming. ...
  4. Remada curvada. ...
  5. Crucifixo inverso.

Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.

Fisioterapia: sessões com um profissional podem auxiliar na correção da postura e no alívio dos sintomas. Cirurgia: em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia para corrigir a curvatura excessiva.

Em muitos casos, os pacientes adultos sentem dor em outras áreas além das costas, como pés, joelhos, quadris, pernas, pescoço e dores de cabeça; esses efeitos são sentidos por causa do desalinhamento da coluna vertebral na parte inferior do corpo.

Espondilolistese é uma condição na qual a vértebra da coluna desliza ou escorrega para fora de seu lugar gerando instabilidade. Na maioria dos casos ocorre na região lombar e pode causar dor quando o nervo é pressionado.

Como endireitar a coluna em 2 minutos? Deite-se no chão, virado pra cima, encostando totalmente as suas costas e então dobre os joelhos. Estique seu braço ao lado do corpo com a palma da mão virada pra cima. Aprenda a alongar sua coluna em apenas 2 minutos.

O objetivo da quiropraxia é fazer com que o corpo volte a funcionar da maneira correta. A técnica é indicada para todos, já que ela se preocupa com a postura, o alinhamento da coluna.

Deitar com as costas e a planta dos pés no chão, joelhos flexionados. Fazer o movimento apenas na região lombar, sem tirar o quadril do chão. Ao inspirar, elevar a lombar (mantendo o sacro no chão) e, ao exalar, descer a lombar no chão. Repetir 8 vezes para liberar as tensões pélvicas e lombares.

Causas dos desvios de coluna
Podem, ainda, estar associados a alterações ósseas, musculares ou neurológicas do organismo. Entre elas, vale destacar hábitos posturais inadequados, traumatismos, tumores, obesidade, atividade física imprópria, vida sedentária, tabagismo.

A curvatura anormal da coluna com escoliose pode prejudicar diversos órgãos do corpo, pois força as vértebras a realizarem uma rotação. Se a escoliose ocorre no tórax, por exemplo, a rotação pode resultar em protuberância da costela no lado oposto da curva.

Sente-se com as costas retas e os ombros para trás. Os glúteos devem tocar a parte posterior (traseira) de sua cadeira. Todas as três curvas fisiológicas da coluna devem estar normais e sem tensão (cervical, torácica e lombar).

A escoliose, também conhecida por “coluna torta”, é uma curvatura lateral que deixa a coluna em forma de C ou S. A causa é desconhecida em 80% dos casos, mas é possível acontecer se o bebê nascer com uma má formação das vértebras.