Como saber se a cistite foi para os rins?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A única maneira de saber se uma pessoa está com infecção urinária ou com infecção nos rins é consultando um médico e realizando alguns exames. Por mais conhecidos que os sintomas da cistite e da pielonefrite (respectivos nomes técnicos) sejam, apenas especialistas podem confirmar o quadro.

Tratamentos para Cistite e Pielonefrite
A diferença mais significativa em relação a essas doenças se dá à sua localização. Enquanto a cistite aguda é a infecção do trato urinário baixo, a pielonefrite aguda é a infecção do trato urinário alto, podendo ter também a sobreposição de infecção do trato urinário baixo.

De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão.

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Sintomas característicos

  • dor ao urinar;
  • micção frequente;
  • febre;
  • urina amarelada, vermelha ou marrom;
  • náuseas ou vômitos;
  • urina com sangue e.
  • urina com cheiro forte.

Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina. Fraqueza ou palidez cutânea não explicada por outras causas.

A pielonefrite é um tipo de infecção do trato urinário (ITU) que requer tratamento médico imediato. Quando não tratada adequadamente, pode acabar desenvolvendo complicações mais graves, como a sepse, aumentando o risco de morte. Dor nas costas, ardência ao urinar e febre podem indicar a presença do problema.

No exame de urina são comuns os achados de pus (leucócitos na urina) e sangue (hemácias na urina). A urocultura deve ser sempre solicitada, pois ela é capaz de identificar a bactéria que está provocando a pielonefrite, ajudando na escolha de antibióticos adequados.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Antes de mais nada, vale dizer que a maioria dos casos pode ser resolvida com um tratamento simples. Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado.

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Em especial, a fenazopiridina é um analgésico de vias urinárias, ou seja, é quase como um antiinflamatório para cistite. Fica a dica, esse remédio deixa a urina laranja, então quem tomar não deve se assustar com isso.

Para o diagnóstico da cistite, o especialista costuma pedir exames de urina. No caso de uma infecção, o exame apontará a presença de bactérias e deverá ser tratada com antibióticos e muito líquido.

Estas infecções recorrentes ocorrem basicamente devido a três fatores, a saber: Quantidade de bactéria que chega até à bexiga via uretra; Virulência bacteriana que é a capacidade da bactéria de causar infecção; Uma inadequada atuação da imunidade local (região perineal e vaginal) e sistêmica dos pacientes.

Embora o tratamento da cistite seja simples, a doença pode provocar dores e muitos desconfortos, além do risco de migrar para outras áreas do trato urinário, causando problemas mais sérios como a pielonefrite, que ocorre quando alcança os rins, causa febre alta, vômitos e mal-estar geral, pode levar à lesão nos rins e ...

Alterações na alimentação: alguns alimentos e bebidas podem agravar os sintomas e, por isso, devem ser evitados. Os mais conhecidos são: café, álcool, adoçantes, pimenta, bebidas ácidas.

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina. Por se tratarem de remédios antibióticos, sua compra é feita somente mediante retenção da prescrição médica.