Como saber se a cirurgia está sarando por dentro?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

Cicatrizes abertas, na maioria das vezes, fecham sozinhas, entretanto, sem um tratamento especializado elas podem levar muitos dias ou até mesmo meses para se fecharem por completo.

Permanecer em repouso pelo período determinado pelo médico
É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

A cicatriz hipertrófica é causada pelo desordenamento de colágeno durante o processo de cicatrização da ferida, podendo surgir em qualquer indivíduo ou região do corpo. Sua aparência é alta e grossa, mas respeitando os limites da borda da lesão, podendo, ou não, apresentar uma coloração diferente do restante da pele.

As células de colágeno mais fibrosas se unem às camadas mais profundas da pele, tornando a cicatriz mais rígida que o necessário. Essa nova pele fica colada na parte interna e gera o desnível da cicatriz em relação ao restante da área onde ela se encontra.

Fases da Cicatrização: inflamatória, proliferativa, maturação e mais! | Colunistas

  • Fase inflamatória.
  • Fase proliferativa.
  • Fase de maturação.
  • Leituras relacionadas.

sintomas: dor, hipersensibilidade, edema local, calor, hiperemia e cultura positiva ou não realizada; desconsiderar cultura negativa. Diagnóstico de infecção superficial feita pelo médico assistente. Ocorre nos primeiros 30 dias após a cirurgia.

Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização. Você pode fazer isso com uma toalha macia ou uma gaze.

Qualquer SSI pode causar vermelhidão, cicatrização retardada, febre, dor, sensibilidade, calor ou inchaço. Estes são os outros sinais e sintomas para tipos específicos de SSI: Uma ISC incisional superficial pode produzir pus no local da ferida.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.