Como saber se a cirurgia está infeccionada por dentro?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O pus na região dos pontos simboliza, quase sempre, uma infecção bacteriana na área. Caracteriza-se por ser um líquido amarelo, bem viscoso e com mal cheiro. Ao notar o pus na região ferida, é necessário ir ao médico com urgência para realizar o tratamento da região, entrar com um antibiótico e drenar o líquido.

Ligue para o seu médico se tiver febre ou pus, vermelhidão, calor, dor ou sensibilidade perto da ferida, ou qualquer outro sinal, ou sintoma de infecção no local da cirurgia.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Vegetais de folhas verde escuras (brócolis, agrião, couve, entre outros); Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina, abacaxi, entre outros); Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango, entre outros); Frutas e vegetais de cor roxa (beterraba, berinjela, açaí, entre outros);

A inflamação dos pontos cirúrgicos é um processo extremamente comum durante a recuperação de uma cirurgia, por esse motivo os médicos costumam receitar anti-inflamatórios que visam reduzir os sintomas da inflamação como a dor e o inchaço.

A desnutrição, a associação de doenças sistêmicas, o tempo de hospitalização antes da cirurgia, a presença de infecções prévias nas vias urinárias, pulmões, cateteres, pele, etc., são todos fatores que desempenham papel importante no aparecimento de infecção cirúrgica.

Entre os sintomas das doenças infecciosas, podemos citar febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores abdominais, diarreia, náusea, vômito, cansaço, mal-estar, dor ao urinar, corrimento nasal, entre tantos outros.

A azitromicina é o antibiótico mais potente entre os macrolídeos em relação às Enterobactérias como a E. coli, bactéria bastante presente nas infecções de feridas cirúrgicas.

Como se formam as cicatrizes hipertróficas? A cicatriz hipertrófica é causada pelo desordenamento de colágeno durante o processo de cicatrização da ferida, podendo surgir em qualquer indivíduo ou região do corpo.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível. Mas existe um período de evolução onde a aparência da cicatriz sofre alterações físicas típicas de cada fase.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.

A deiscência é a abertura dos pontos de sutura ou cicatriz, geralmente, causada por descumprimento das orientações no pós-operatório, exposição à fumaça, diabetes ou obesidade.

Essa é uma situação de emergência e que deve ser tratada imediatamente no hospital, pois existe risco de infecção generalizada e até parada de funcionamento do órgão.