Como saber se a cirurgia cesariana está cicatrizada?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 8 votos

Para saber se a cesárea está cicatrizando, é importante observar o aspecto do local. O aspecto saudável da cicatriz da cesárea é ter o local sequinho, sem vermelhidão ou coceira. A falta de sensibilidade no local é comum, uma vez que os nervos da pele foram cortados.

Atente às alterações da cicatriz de cesárea
Observe a região sempre e, em caso de vermelhidão, pus, inchaço ou dor, por exemplo, procure seu médico imediatamente.

Sintomas dos Pontos da Cesárea Inflamada

  • Vermelhidão no local.
  • Cicatriz quente e endurecida.
  • Dor ou ardência na região.
  • Pequena secreção aquosa ou purulenta em um dos lados dos pontos ou em ambos.
  • Alta sensibilidade ao se levantar, movimentar ou sentar.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Normalmente, recomendo 45 dias,mas se vc está bem,não sente nada,começe com tarefas leves.

Mesmo assim, durante um mês, é normal sentir fisgadas ou dores no local da cirurgia de vez em quando. Lembre-se de que você acabou de passar por uma cirurgia, então é preciso tomar cuidado com movimentos bruscos. Não há problema em fazer caminhadas e atividades normais da casa, mas nem pense em abaixar e pegar peso.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Os cuidados depois da cesárea

  1. Descanse bastante. Uma cesariana (ou cesárea) é uma cirurgia de grande porte. ...
  2. 2 – Cuide do seu corpo. Evite exercícios extenuantes, não suba ou desça escadas e não levante nada mais pesado que seu bebê. ...
  3. Alivie sua dor. ...
  4. Concentre-se em uma boa nutrição. ...
  5. Compreenda as mudanças pós-parto.

Como a cesariana é feita logo abaixo da linha dos pelos pubianos, a cicatriz é praticamente invisível e, como todas as cicatrizes, depois da cor avermelhada e do rosa pálido dos primeiros meses, desbota e se torna quase da mesma cor da pele.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

Antes de mais nada, não precisa se preocupar. O inchaço pós-parto, que atinge principalmente as pernas e os pés, é absolutamente normal. De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, a condição ocorre porque todo o líquido retido pelo organismo durante a gestação precisa ser eliminado no puerpério.

A ferida operatória pós-cesariana deve ser limpa apenas com gaze e solução salina fisiológica, após as primeiras 48 horas, para evitar a formação ou manutenção de crostas hemáticas (restos de sangue), facilitando o momento da retirada dos pontos e a qualidade final da cicatriz (1,2).

1 – Repouso é fundamental
Porém, ao chegar em casa é importante que você mantenha um repouso leve por cerca de 15 dias. Isso quer dizer que você não deve subir ou descer escadas, abaixar, carregar peso e ficar muito tempo de pé.

Quanto tempo é preciso ficar de repouso depois da cesárea? Nos cinco primeiros dias, a recomendação é de repouso absoluto. Ou seja, quanto menos esforço a mulher fizer, melhor. Depois disso, ela pode ir aos poucos voltando à rotina e retomando as atividades.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

É normal o corte da cesárea ficar inchado? Se você está sofrendo com o inchaço depois da cesária, saiba que essa é uma situação bastante normal e que acontece com a maioria das mulheres, mas é importante ficar atento aos sinais que podem indicar algo errado.