Como saber se a cinomose está avançada?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em um estágio um pouco mais avançado da cinomose canina, o sistema respiratório é acometido, sendo observadas secreções normalmente amareladas e densas saindo pelo nariz e região dos olhos. Na fase mais tardia da doença, o sistema nervoso central do pet é afetado.

A cinomose se apresenta em fases, iniciando quase sempre pela fase digestiva (perda de apetite, vômito, diarréia), fase respiratória (pneumonia, secreção purulenta) e fase neurológica (encefalite, mioclonia, convulsões, ataxia).

Os principais sintomas são: Apatia, Perda de apetite, Diarreia, Vômito, Febre, Secreções oculares (remela em grande quantidade), Secreções nasais (pus), Convulsões, Paralisias, Tiques nervosos e falta de coordenação.

· Se a doença atacar o cérebro, o cão pode ter tique nervoso, convulsões, paralisia e coma. Nesse ponto, as lesões são irreversíveis e costumam levar à morte.

Segundo o Artigo 4º (também da Resolução nº1000) é preciso haver, entre outras exigências:

  • Elevado grau de respeito aos animais.
  • Ausência ou redução máxima de desconforto e dor nos animais.
  • Busca da inconsciência imediata seguida de morte.
  • Ausência ou redução máxima do medo e da ansiedade.
  • Segurança e irreversibilidade.

Em média, após 14 dias de infecção os cachorro com níveis de proteção adequados conseguem eliminar o vírus totalmente e os sintomas apresentados desaparecem. Entretanto, nos animais em que o vírus consegue persistir por mais tempo há possibilidade de ficarem infectados por 2 a 3 meses.

O animal muitas vezes não interage mais com o tutor, fica apático, prostrado, além de não se alimentar e não beber água. Sendo assim, é bem nítido quando um pet está em estado terminal — ele já não consegue desempenhar as suas funções normais e começa a ter perda de sinais vitais.”

Não há um tratamento para cura da cinomose, mas é possível, sim, que o pet sobreviva. Existem casos que deixam sequelas neurológicas, fazendo com que o cachorro chore bastante, fique mais prostrado, tenha convulsões, perca o equilíbrio, tenha dificuldade de andar e outros.

É importante ressaltar que muitos casos em que a doença cessou sua evolução mais crítica, porém com sequelas musculares e neurológicas, é possível trabalhar em programas especiais de reabilitação através da associação de terapias como a ozonioterapia, acupuntura e fisioterapia.

Como aumentar a imunidade do cachorro: 4 passos para uma saúde de ferro

  1. Atividades físicas. Muitas vezes, o cotidiano pode ser bem cansativo. ...
  2. Enriquecimento ambiental. ...
  3. Alimentação. ...
  4. Vacinação e vermifugação.

A alimentação – com ou sem ovos – tem um papel muito importante durante o tratamento da cinomose em cães. Ao receber ração de qualidade, que ofereça todos os nutrientes, o organismo do cachorro poderá combater o vírus com mais força.

Depois de afetar a respiração, o amigo de quatro patas passa a sentir desconfortos gastrointestinais. É imprescindível que, já a partir da primeira fase, o pet vá ao veterinário para tratar a doença.

Segundo uma crença popular que circula na internet, o suco de quiabo pode prevenir ou mesmo curar cinomose e parvovirose. Mas a verdade é que isso é apenas um mito: não existe qualquer comprovação científica de que o alimento realmente funcione como um remédio que combate essas doenças.

Por isso, não é possível definir exatamente qual o tempo de tratamento da cinomose. O que se sabe é que, quanto antes for diagnosticado, maior são as chances de recuperação da cinomose. O tempo de recuperação quando o cachorro consegue aumentar sua imunidade geralmente é de 14 dias.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

Sim. A cinomose causa uma encefalite que gera a vocalização, o "choro". Costuma cessar após alguns dias.