Como saber se a cicatrização interna está boa?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

O que fazer:
Consumir alimentos que ajudem na cicatrização, que encontramos em alimentos fonte de vitamina A (estimula síntese de colágeno), vitamina C (participa de todas as etapas da cicatrização), vitamina E (previne oxidação), zinco, cobre e selênio.

O que causa as cicatrizes hipertróficas? As cicatrizes hipertróficas são causadas em resposta a lesões na pele, podendo ser de origem traumática ou cirúrgica, aparecendo quando há tensão na região da cicatriz, demora para o fechamento da lesão e infecção na ferida. Elas são causa da superprodução de colágeno.

A abertura dos pontos (deiscência) é uma complicação grave e que aumenta o risco de infecção, dificultando a cicatrização. É considerada uma emergência cirúrgica e, portanto, necessita de acompanhamento médico para indicação do melhor tratamento.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

A presença de muito hematoma e de drenagem de hematoma, quando muito hematoma sai no curativo, também deve ser avaliada pelo cirurgião. Quando a região no entorno da ferida operatória está vermelha, quente… esses são sinais que podem ser de infecção. Então, devem ser avaliados pelo cirurgião”.

Quando você deve se preocupar? Se sua ferida não cicatrizar após 6 semanas, começar a doer, apresentar secreção intensa ou cheirar mal, você deve consultar um profissional de saúde.

Fase de maturação
É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

Vale lembrar que há pontos internos feitos com fios não absorvíveis que ficam para o resto da sua vida, como nas cirurgias de Otoplastia, de Prótese de Silicone e de Abdominoplastia na sutura dos músculos. São os chamados pontos de sustentação, que são idealizados justamente para permanecerem no local.

Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização. Você pode fazer isso com uma toalha macia ou uma gaze.

O que é bom para desinchar após uma cirurgia?

  1. Alimente-se bem.
  2. Use a cinta compressora.
  3. Tome água e chás diuréticos.
  4. Faça drenagem linfática.
  5. Caminhe para desinchar após uma cirurgia.
  6. Mantenha a parte operada mais alta que o corpo.
  7. Faça compressas frias ou geladas.

O que causa a abertura dos pontos? A principal causa de deiscência é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica, o que pode acontecer ao realizar esforços físicos em excesso nas primeiras semanas ou até mesmo em casos de tosse ou espirros frequentes.

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos naturalmente pelo corpo em alguns dias.

No começo, após o processo cirúrgico e no início da cicatrização, pode ser normal sentir ardência. No entanto, se após a cicatrização completa da lesão, o local começa a arder, é o momento de procurar o cirurgião responsável para que sejam realizadas ações necessárias.